
Município quer incentivar estudos da língua inglesa. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A Minsait, empresa de consultoria de TI do grupo espanhol Indra, foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma web do programa Recife no Mundo, lançado em agosto pela Secretaria de Educação (Seduc) da capital pernambucana, com o intuito de fortalecer o ensino e aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas municipais, que reúnem 95 mil estudantes.
A iniciativa busca aperfeiçoar a habilidade comunicativa em inglês de professores com licenciatura em letras e de estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental da região.
Para os professores, o projeto inclui uma formação em língua inglesa, com aulas presenciais semanais, além de aulas online síncronas, utilizando recursos digitais. Já os estudantes usufruem de um curso complementar intensivo, oferecido no contraturno escolar.
A segunda etapa do processo diz respeito a uma experiência de intercâmbio internacional de quatro semanas para ambos com destino a territórios como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Pensando nisso, o trabalho realizado pela Minsait incluiu desde a criação de um portal de informações, integrado à central de serviços on-line da Seduc de Recife, até o desenvolvimento dos formulários de inscrição para estudantes e professores interessados na iniciativa.
Além disso, a consultoria criou um dashboard de acompanhamento gerencial e ficou a cargo da atualização de dados cadastrais, de forma integrada a um sistema externo.
Segundo explica Roberto Alves Bezerra Júnior, gerente geral de tecnologia e inovação da Seduc Recife, o desenvolvimento da plataforma web teve como principal objetivo promover e apoiar não só as inscrições para os cursos de inglês oferecidos pelo programa, mas também o gerenciamento dos processos seletivos ligados às oportunidades de intercâmbio promovidas pelo Recife no Mundo.
“O desenvolvimento da plataforma envolveu alguns desafios, como o apoio à definição e ao suporte do processo de atendimento aos alunos e professores cadastrados, a viabilização do reuso de componentes de outros sistemas já desenvolvidos, e a alocação imediata do time da companhia para o pronto-atendimento da demanda, que foi entregue em apenas seis dias”, detalha César Augusto Delmas, gerente de projetos da Minsait em Recife.
A Minsait faz parte da Indra, que está no Brasil desde 1996. O grupo conta com mais de 8,5 mil profissionais e escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros.
Em 2019, a empresa já havia sido responsável pelo desenvolvimento de um projeto que buscou desburocratizar e agilizar processos na Controladoria Geral da Paraíba, criando o Sistema Integrado de Avaliação de Conformidade (SISAC).
Globalmente, a Indra fechou o ano fiscal de 2022 com receita de € 3,851 milhões e quase 57 mil colaboradores distribuídos em 46 países, além de operações comerciais em mais de 140.