TURISMO

Missões vão ter Wi-FI com MKT Tecnologia

A empresa foi selecionada no programa Smart Challenge Turístico desenvolvido pelo BID.

26 de julho de 2021 - 13:07
O Caminho dos Jesuítas recebe cerca de 250 mil turistas por ano. Foto: Renato A. Costa/ Flickr

O Caminho dos Jesuítas recebe cerca de 250 mil turistas por ano. Foto: Renato A. Costa/ Flickr

A MKT Tecnologia, empresa especializada em ponto e acesso, foi selecionada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver um projeto no chamado Caminho dos Jesuítas, atendendo pontos turísticos no Brasil, Argentina e Uruguai.

A empresa foi selecionada pelo programa Smart Challenge Turístico com o projeto WiFi.TUR, que tem como protagonista o TemWiFi, equipamento de acesso WiFi da MKT para grandes quantidades de pessoas que armazena internamente diversos conteúdos, inclusive em outros idiomas, e que podem ser acessados mesmo sem internet.

Segundo Iedo Joner, fundador e CEO da MKT, a ideia da solução de edge computing surgiu durante uma viagem à Europa, na qual viu na catedral Duomo de Milão um confessionário que atendia em cinco idiomas, dando origem à empresa em 2014.

A partir disso, pensou em um equipamento que comportasse conteúdos disponíveis em diversas línguas, atendesse os turistas com informações sobre os locais visitados e fizesse marketing sobre outros locais que possuem o serviço.

O projeto selecionado cobre três dimensões do desafio: marketing, gestão turística e desenho de oferta turística.

O Caminho dos Jesuítas, que segundo o Ministério do Turismo recebe 250 mil turistas por ano, é um legado histórico compartilhado pelos cinco países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai), desenvolvido entre 1569 e 1773. 

O corredor turístico representa o percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul e inclui 55 sítios do patrimônio jesuítico, 19 deles declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

De acordo com Joner, o objetivo é permitir que o turista descubra a rota do Caminho dos Jesuítas e propor dentro do equipamento serviços de autoatendimento, para além dos conteúdos turísticos, de modo a homogeneizar a experiência dos usuários em todos os lugares. 

“Com o conteúdo bem traduzido no equipamento, serviço de autoatendimento, uma rede WiFi que funciona bem e com uma internet boa, proporcionamos uma qualidade de atendimento homogênea e satisfatória para o turista”, explica o CEO.

Com apoio do laboratório de inovação BID Lab e em colaboração com a Organização Mundial de Turismo (OMT), a seleção do WiFi.TUR permite à MKT participar do já iniciado Programa de Aceleração Empresarial (PAE) gerenciado pela Wayra, hub global de inovação aberta da Vivo no Brasil, com duração de 12 semanas.

O PAE prestará assessoria técnica, legal e comercial especializada e mentorias personalizadas e dará acesso a clientes B2B potenciais, oportunidades de investimento e redes de colaboradores regionais e internacionais.

Ainda, o programa inclui plano de validação de negócios, atividades de fortalecimento técnico e coaching e identificação de oportunidades de escalabilidade.

A oportunidade pode ser uma virada para a empresa após enfrentar grande perda de clientes com a pandemia. Até então, um dos maiores clientes do TemWiFi eram hotéis e restaurantes, que sofreram grande queda no movimento e cancelaram contratos.