.jpg?w=730)
Companhia reúne as marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop. Foto: divulgação.
O grupo Natura &Co, composto pelas marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, contratou a Compass, empresa de tecnologia do grupo UOL, para desenvolver uma nova experiência de e-commerce nos sites das quatro marcas no Brasil e na América Latina.
Usando a nuvem da Amazon Web Service (AWS) e o motor de e-commerce da Salesforce, a companhia reestruturou a arquitetura e o front end das lojas virtuais, criando um código único baseado nas tecnologias React e SPA.
Empregando a metodologia Lean na gestão dos projetos, o desenvolvimento foi baseado em conceitos de clean code, arquitetura modular e desacoplada de software.
O resultado, segundo a Compass, é que agora os consumidores podem navegar em sites mais leves, com carregamento até dez vezes mais veloz, mesmo experimentando conexões mais lentas e a partir de aparelhos menos potentes. O projeto foi concebido de maneira mobile-first.
Com a reformulação, a empresa de cosméticos registou um aumento de 218% no número de páginas visitadas e redução de 40% do índice de rejeição durante a navegação.
“A Compass criou uma aplicação expansível e performática, que colabora com a estratégia do grupo de estar presente em vários países”, avalia Rodolpho Freire, gerente de engenharia de produtos digitais na Natura &Co América Latina.
De acordo com a empresa, o código único e modular criado no projeto permite acrescentar e replicar novas funcionalidades de maneira mais rápida e pode ser replicado em qualquer país.
Assim, as marcas do grupo poderão replicar funções desenvolvidas no Brasil e fora dele, além de lançar um novo site em menos tempo.
A implementação da nova estrutura já está completa para toda América Latina e Brasil, com expansões previstas para outras regiões ainda em 2022.
Com receita líquida de R$ 36,9 bilhões registrada em 2020, a Natura &Co tem 35 mil colaboradores e reúne as marcas Natura, multinacional brasileira fundada em 1969, Avon, americana com 135 anos de atuação, The Body Shop, criada na inglaterra em 1976, e a australiana Aesop, fundada em 1987.
A Compass (antiga Compasso) foi fundada em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, e comprada pela UOL em 2013, quando tinha 170 funcionários e era basicamente focada em tecnologias da Oracle.
Hoje, a empresa tem 4 mil colaboradores e cobre todo um espectro de tecnologias mais faladas do momento, sob o guarda chuva “transformação digital”: RPA, chatbots, reconhecimento facial, IoT e Big Data.