DADOS POR SOM

NearBytes quer ser alternativa ao NFC

Aplicação mobile usa sons do telefone para transmitir informações codificadas entre aparelhos próximos.

25 de março de 2013 - 16:46
Marcelo Ramos, CTO da Kinetics. Foto: divulgação.

Marcelo Ramos, CTO da Kinetics. Foto: divulgação.

Muito se fala no uso do Near Field Communication e as facilidades que ainda virão com o seu uso no dia a dia, mas pouco saiu do papel, pelo menos no Brasil. Com o objetivo de ser uma alternativa imediata ao NFC, a Kinetics, empresa carioca de tecnologia, desenvolveu o NearBytes, uma aplicação mobile que usa sons do telefone para transmitir informações codificadas entre aparelhos próximos.

Segundo Marcelo Ramos, CTO da Kinetics, o app possui versões para iOS e Android, cobrindo boa parte dos aparelhos disponíveis no mercado atualmente, sem necessitar de um chip NFC para fazer a comunicação entre dispositivos.

Lançado no começo de 2013, a tecnologia patenteada pela empresa carioca é resultado de um projeto de dois anos em desenvolvimento e que teve um investimento de R$ 750 mil.

A transmissão de dados é feita por altas frequências de som, emitidas pelo próprio fone do celular. Quando captados por outro aparelho que também conta com o app, o som é decodificado como informação.

Ramos atesta que os sons, por serem em frequências bem mais altas que o comum, são praticamente imperceptíveis ao ouvido humano.

Para o executivo, o uso deste formato também torna os processo de m-payment mais seguros, evitando a necessidade de trafegar dados pela internet ou por rede telefônica.

"Além disso, a segurança destas frequências é maior, pois só vale no momento em que foram captadas e traduzidas pela primeira vez. Não há resíduo ou possibilidade de interceptação", afirma.

É por isso que a Kinetics aposta na solução para o mercado de varejo e bancos, com um diferencial: segundo Ramos, diferentemente do NFC, que ainda exigirá uma base de usuários com telefones compatíveis, o NearBytes pode ser adotado imediatamente.

Além disso, outras formas de uso também são possíveis, como conectar jogos, cupons promocionais, check in personalizado, entre outros.

MERCADO

De acordo com Vivian Rousseau, CEO da Kinetics, a dependência de um novo componente como forma de conectividade reduziu o potencial do mercado devido à baixa penetração de dispositivos com chip NFC integrado.

Segundo dados da IMS Research, até 2012 o total de smartphones equipados com o NFC batiam a casa de 80 milhões.

O número é pequeno comparado aos 1,1 bilhão de smartphones disponíveis em todo o mundo, segundo dados da Ericsson.

“Nós qualificamos isso como um atraso para o mercado mobile, pois as previsões sobre adesão em massa ao NFC não têm acompanhado a realidade”, afirma.

Para povoar o mercado aplicações com a nova tecnologia, a empresa deve lançar até maio o seu kit de desenvolvimento licenciado com a tecnologia do Near Bytes.

Além disso, a empresa também produziu uma espécie de terminal de comunicação para o sistema. Semelhante a uma docking station, a ideia é usar este terminal em pontos de venda, para soluções de pagamento por proximidade.

Conforme destaca o CTO da Kinetics, a plataforma do Near Bytes também terá compatibilidade com o formato NFC, funcionando como uma solução para vários aparelhos.

"Pensamos nesta tecnologia como uma alternativa ao NFC, mas não como uma concorrência. Quanto mais pessoas usarem nossa solução, seja via som ou via NFC, melhor", finaliza Ramos.