
Gustavo Moussalli, vice-presidente sênior da NetSuite para a América Latina. Foto: divulgação.
O NetSuite, sistema de gestão da Oracle para pequenas e médias empresas, anunciou a disponibilidade geral de seus primeiros data centers nas regiões Oracle Cloud de São Paulo e Vinhedo para atender à crescente demanda de sua base de clientes na América Latina.
Segundo a companhia, ao hospedar o software localmente, os clientes sediados no Brasil podem reduzir as transferências de dados transfronteiriças e atender mais facilmente aos requisitos de residência e conformidade de dados.
Já os clientes de toda a América Latina podem se beneficiar de melhorias de desempenho, incluindo tempos de resposta mais rápidos e transferências de dados mais ágeis, além de recuperação de desastres.
As novas instalações também oferecem uma base para acelerar a adoção dos recursos de inteligência artificial.
“Estar mais próximo de nossos clientes não apenas proporciona vantagens técnicas, mas também reforça nosso compromisso de investir de forma responsável em um país com enorme potencial de crescimento como o Brasil e em toda a região latinoamericana”, afirma Gustavo Moussalli, vice-presidente sênior da NetSuite para a América Latina.
Com a adição do Brasil, o sistema agora está disponível em 35 data centers de 18 regiões da OCI em cinco continentes.
“O Brasil é uma economia muito grande e muito dinâmica que possui regulamentações muito complexas. Então demoramos um pouco para sermos capazes de lidar com toda essa complexidade porque realmente queríamos fazer isso da maneira certa”, afirmou Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da Oracle NetSuite, ao falar do projeto ainda em 2024.
Segundo o executivo, essa é a única razão pela qual o país não teve tanta ênfase e não foi um mercado tão grande para a empresa no passado. A NetSuite foi criada em 1998 e chegou ao Brasil só em 2012.
No Brasil, o software já tem centenas de clientes, entre eles ContaAzul, Nomad, Ituran Seguros e Jusbrasil.
Hoje 100% na nuvem, o NetSuite é um sistema integrado que inclui ERP, gerenciamento de estoque, RH, automação de serviços profissionais e comércio omnicanal.
Adquirida pela Oracle em 2016 por uma bolada de US$ 9,4 bilhões, a empresa hoje conta com mais de 43 mil clientes em 220 países e territórios.
A Oracle está presente no Brasil há mais de 30 anos, hoje com dois data centers comerciais no estado de São Paulo, um em Guarulhos e outro em Vinhedo.
A companhia foi fundada em 1977 e soma mais de 430 mil clientes em mais de 20 indústrias. O faturamento da multinacional é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2025, foi de US$ 57,4 bilhões, alta de 8% em relação ao período anterior.