MUDANÇA

Nimbi: consultoria vai para BDO e Deloitte

Empresa reduz quadro de funcionários pela metade e vai focar tecnologia.

03 de janeiro de 2023 - 08:05
Carolina Cabral, CEO da Nimbi.

Carolina Cabral, CEO da Nimbi.

A Nimbi, uma empresa especializada em software de gestão de cadeia de suprimentos, está transferindo sua operação de serviços para a BDO e Deloitte, em um movimento que reduz seu número total de funcionários em mais da metade.

Com os acordos, a Nimbi transfere 50 funcionários para a BDO e outros 80 para a Deloitte, ficando com um quadro total de 120.

Os funcionários transferidos atuavam na unidade de negócios de serviços, o que incluía consultoria e outsourcing de atividades na área de supply chain, seja nas áreas de compras ou logística.

Agora, as duas gigantes de consultoria empresarial vão dar continuidade a essa área, usando para tanto software desenvolvido pela Nimbi, que deve focar somente no desenvolvimento do seu produto.

A Nimbi não abre detalhes sobre o que a área transferida representava em termos de faturamento para a empresa. 

Falando sobre o futuro, a Nimbi afirma que o acordo com BDO e Deloitte deve movimentar mais de R$ 50 milhões de reais em dois anos.

“A partir desse movimento, a companhia passa a focar 100% em tecnologia com o objetivo de se tornar líder do mercado brasileiros em soluções para o segmento de cadeia de suprimentos", afirma Carolina Cabral, CEO da Nimbi.

Cabral assumiu o comando da Nimbi em março de 2021, vinda da posição de diretora de vendas e marketing.

A profissional foi contratada pela Nimbi em 2006, ainda com 19 anos, e ao longo dos anos passou por uma série de áreas dentro da empresa, incluindo central de compras, logística, relacionamento com o cliente, comercial e marketing.

Cabral foi preparada para assumir o cargo há dois anos e substituiu um dos fundadores da Nimbi, Felipe Almeida, que segue como sócio mas não tem envolvimento direto.

Atingir a liderança do mercado é uma meta bem ousada, tendo em conta o peso de competidores como a Neogrid, por exemplo.

Por outro lado, independente de qualquer coisa, ser um negócio “puro” de tecnologia é mais lucrativo e permite ganhar escala mais rápido.

Os parceiros escolhidos pela Nimbi são nomes acima de qualquer suspeita. A Deloitte integra o time das Big Four, como são conhecidas as quatro maiores consultorias empresariais do mundo (não confundir com os Fab Four).

Só no Brasil, a Deloitte tem 7 mil pessoas à frente do portfólio de serviços profissionais (no mundo, a cifra chega a 144 mil). A BDO é menor, com 1,7 mil funcionários no país (e 88 mil no total), mas também é muito representativa. 

A Nimbi tem hoje operações por diversos países, dentre eles, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e México. 

Desde a fundação, sete anos atrás, a empresa já transacionou mais de 200 bilhões de reais em sua plataforma, nas quais estão cadastradas 300 mil empresas. Os clientes incluem nomes como Vale, Ambev e Leroy Merlin.