
Desde seu lançamento, a rede social Beautiful People vem recebendo críticas pela decisão de só aceitar usuários bonitos e pelas declarações e decisões polêmicas de seu fundador Robert Hintze.
Nesta semana, o executivo decidiu expulsar 5 mil usuários que teriam exagerado nas festas de final de ano e engordado demais. Os banidos receberam dicas de SPAs onde poderiam entrar em forma e se candidatar de novo.
“Permitir que gordinhos participem do site é uma ameaça direta ao nosso modelo de negócio e ao exato conceito em que o site BeautifulPeople foi fundado", declarou Hintze, que já comentou que o portal pode ser “moralmente feio para os críticos”, mas que seu “sucesso crescente é uma verdade muito bonita”.
Mas como funciona o site na prática e o que opinam dele alguns dos usuários gaúchos? Para responder à pergunta, a reportagem do Baguete Diário criou um perfil na rede e conversou com alguns dos participantes.
“Entrei no site por dois motivos: o desafio de ver se meu perfil seria aceito e o fato de estar morando há muito pouco tempo na Espanha e ainda não ter feito amigos no país”, declara Isabel Méndez, porto-alegrense de 24 anos formada em Matemática que trabalha como comissária de bordo.
No entanto, a experiência não tem sido positiva e Isabel pensa em encerrar sua conta. “Acho que a maioria das pessoas que estão no site não são nem um pouco interessantes, não tem nada na cabeça. Mas é o padrão de seletividade que eles escolheram: ser bonito e ponto”, declara.
Isabel faz parte de um grupo de 109 usuários que declaram residir no Rio Grande do Sul a passar no teste de beleza da rede social. O site conta com 550 mil usuários em todo o mundo e já rejeitou aproximadamente 1,8 milhão de pessoas consideradas feias pelos participantes, que votam no perfil dos candidatos.
Para a gaúcha, os fundadores do Beautiful People perderam a oportunidade de provar que beleza e conteúdo podem andar juntos. “Digamos que de certa forma eles provaram que é certa a tese de que todo bonito é burro”, declara a profissional. Isabel não gostou do que viu já no cadastro inicial.
“As perguntas básicas do site questionam idade, se o usuário é fumante e, a melhor, se você tem carro”, afirma. Além disso, segundo Isabel, a maioria dos aprovados nem mesmo preenche o “About Me”, único campo que permite mostrar um pouco a personalidade de cada usuário.
Como Orkut, Facebook e Myspace, a rede social para pessoas bonitas também conta com grupos. Uma comunidade batizada de Beautiful but Smart tenta provar que a tese de Isabel não é verdadeira. No entanto, o grupo, que soma 127 membros, iniciou apenas uma discussão que gerou cinco respostas, todas com erros de gramática.
A inatividade dos grupos não se limita a esta comunidade. Em quase todas, prevalecem poucos membros e com um número ainda menor de tópicos.
“O que realmente conta são as três perguntas que referi anteriormente e as fotos”, acredita Isabel. Para a jovem, o problema se deve ao fato do site ter sido “desenvolvido por homens e para homens”, o que teria valorizado o “culto ao corpo e a beleza, características típicas masculinas e machistas”.
Em uma análise da página inicial do site, é possível perceber que Isabel não é a única descontente com o serviço. Um mural que permite enviar mensagens curtas a todos os usuários aponta que as impressões de quem usa a rede não são das melhores: grande parte das mensagens dão conta de reclamações sobre contas fake e bugs de programação.
Segundo Isabel, nem mesmo o sistema de votação dos candidatos a ingressar no site – em tese, o atrativo principal - é passível de elogio. Só é possível votar em pessoas do sexo oposto. Lésbica, a jovem gaúcha não chegou a se incomodar com a questão.
“Não sei se foi algo que os criadores do site não pensaram a respeito, se realmente eles não queriam gays no site ou se eles acham que homossexuais não são bonitos”, analisa a porto alegrense. “Achei engraçado que meu perfil fosse votado para ser aceito apenas por homens e que, agora que eu fui aceita ao site, eu só possa votar aos homens bonitos que possam vir a ser aceitos no site”, completa Isabel.
Não foi fácil
Ao buscar depoimentos para a matéria, a reportagem do Baguete se deparou com as questões colocadas por Isabel.
Com exceção da comissária de bordo, todos os mais de 20 contatados pelo portal deram respostas monossilábicas, muitas vezes com um simples “porque sim” ou variações, muitas vezes cometendo a gafe de mandar todas as letras em caixa alta.
Quentinhas
O grande desafio do Beautiful People será manter o interesse do público, uma vez passada a surpresa inicial pela proposta do site.
É o que opina o editor do Baguete Diário, Maurício Renner, em post do blog Quentinhas. Para o jornalista, sem uma plataforma funcional e conteúdo interessante, o site de relacionamentos não se sustenta no longo prazo.
Confira a opinião na íntegra pelo link relacionado abaixo.