.jpg?w=730)
Foto: Pexels
A Octa, startup que atua com a reutilização de peças de automóveis, recebeu um aporte de R$ 8 milhões em uma rodada liderada pela Vox Capital com a participação de co-investidores.
A startup atua por meio da venda de veículos para centros de desmontagem veicular (o que se chamava antes de ferro velho) e pretende ampliar o time de tecnologia, produtos e comercial para o lançamento de um marketplace de peças usadas.
“Viabilizar a circularidade no mercado de peças automotivas tem um potencial enorme, mas é um segmento muito específico e, para mudá-lo e digitalizá-lo, é preciso conhecê-lo bem”, pontua Rafael Campos, portfólio manager na Vox Capital.
Até o final do ano, a empresa pretende crescer cerca de cinco vezes e chegar a 30 colaboradores. Já fazem parte da rede Octa mais de 100 empresas, incluindo frotistas e centros de desmonte.
“A oportunidade é gigante em termos econômicos, mas também arrasta um potencial muito bacana de redução de roubo de veículos e das emissões de CO2 da cadeia, além de melhorar o acesso à uma manutenção veicular mais econômica, justa e verde”, afirma Arthur Rufino, CEO da Octa.
Em 2021 a startup recebeu R$ 1 milhão em sua primeira rodada pré-seed e é uma iniciativa co-criada pela Fisher Venture Builder, fundo focado na criação de startups de tecnologia.
A Octa foi co-fundada por Arthur Rufino em 2021 e tem cerca de 10 funcionários no Linkedin. Rufino tem experiência com o setor automotivo, atuou como CEO durante três anos na Jr Diesel, especializada na fabricação de veículos e como diretor na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).