
Foto: Depositphotos
A OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou a abertura de seu escritório no Brasil, em São Paulo, que também será o primeiro na América Latina.
No espaço, a empresa pretende fazer encontros e treinamentos em inteligência artificial, além da aproximação entre startups e a comunidade de desenvolvedores brasileiros.
Sem divulgar o local exato e a quantidade de funcionários, a companhia de Sam Altman enxerga o Brasil como um país estratégico e importante para os planos de IA da big tech.
Segundo a OpenAI, o país possui hoje mais de 50 milhões de usuários mensais e cerca de 140 milhões de mensagens enviadas para a sua plataforma.
A empresa também deve acompanhar os interesses do Brasil em regular as plataformas de redes sociais e IA. Atualmente, o Marco da IA (PL 2338) está em discussão no Congresso Nacional após aprovação no Senado Federal no fim de 2024.
Durante o evento Rio Innovation Week, realizado no último mês no Rio de Janeiro, Nicolas Andrade, diretor de políticas da companhia na América Latina e no Caribe, declarou que “trazer o direito autoral para a lei de IA no Brasil pode criar um pedágio caríssimo”, algo que não ocorre em outros países.
Recentemente, a Folha de S.Paulo processou a OpenAI, alegando que a companhia se apropriou indevidamente de material protegido por direito autoral.