CONSÓRCIOS

Evoy cria assistente com modelo da OpenAI

Ivy é focada em educação financeira, atendimento e apoio comercial. 

28 de agosto de 2025 - 11:09
Jonathans Gomes de Lima, CTO da Evoy Consórcios (Foto: LinkedIn)

Jonathans Gomes de Lima, CTO da Evoy Consórcios (Foto: LinkedIn)

A Evoy Consórcios, administradora de consórcios independente, utilizou o modelo de linguagem de grande escala (LLM, na sigla em inglês) da OpenAI, criadora do ChatGPT, para desenvolver uma assistente focada em educação financeira, atendimento e apoio comercial. 

Segundo a empresa, o conteúdo foi estruturado a partir de uma pesquisa e documentação feita durante seis meses, com uma camada de orquestração de prompts para garantir precisão e evitar respostas genéricas. 

Com desenvolvimento ao longo de cinco meses, a assistente personaliza a comunicação com base no perfil e na etapa da jornada de cada usuário.

Batizada de Ivy, a ferramenta está disponível via WhatsAp e no site oficial da Evoy. Até o final de outubro, também estará no aplicativo da companhia.

Com a implementação da IA, a Evoy projeta uma redução de até 45% no volume de contatos na central de atendimento para dúvidas rápidas e um aumento de 40% na eficiência das equipes de atendimento ativo e receptivo. 

Além disso, a expectativa é reduzir o tempo médio de espera em canais digitais pela metade, caindo de 12 para seis minutos.

“Esses ganhos não apenas melhoram a experiência do cliente, mas também reforçam o papel da empresa como agente de educação financeira no país”, destaca Jonathans Gomes de Lima, CTO da Evoy Consórcios.

A próxima fase do projeto prevê a incorporação de interações por voz, tornando a experiência mais intuitiva, além de incluir a análise de sentimentos e comportamentos dos clientes com a finalidade de antecipar dúvidas e necessidades.

Criada em 2021, a Evoy é a única administradora de consórcios independente, sem grupo empresarial e sem um fundo de investimentos, a receber autorização do Banco Central nos últimos 20 anos. 

Com mais de R$ 1 bilhão em carteiras de crédito ativas, a companhia alcançou um crescimento de 443% em vendas nos últimos 12 meses, superando em quatro vezes a média do mercado.

Criada em 2015, a OpenAI tem sede em São Francisco e é focada em pesquisa e implantação de inteligência artificial.

O ChatGPT, desenvolvido pela empresa, tem um formato de diálogo que permite responder a perguntas de acompanhamento, admitir erros, contestar premissas incorretas e rejeitar solicitações inadequadas.