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Foto: Depositphotos
A OpenAI, empresa americana criadora do ChatGPT, acaba de anunciar um buscador baseado em inteligência artificial generativa, intuitiva e com informações em tempo real para competir com o Google.
Denominada SearchGPT, a ferramenta foi liberada até o momento para 10 mil usuários, sendo eles criadores e editores parceiros, para a obtenção de feedbacks.
A data de lançamento oficial ainda não está definida, mas o buscador ficará inicialmente disponível para usuários que se inscreverem em uma lista de espera.
Diferente do Google, que oferece links relevantes da pesquisa feita, o SearchGPT deve responder à pergunta do usuário com o resumo da informação e o link da fonte.
A ferramenta também promete manter o contexto da pesquisa realizada e responder a perguntas em sequência sobre o tema pesquisado.
Em testes realizados pela empresa, foi citado o exemplo de uma pesquisa sobre legumes em um determinado estado americano.
Questionado sobre qual é o melhor legume a ser plantado, o SearchGPT responde indicando o mais adequado para aquele mês e região, sem perder o contexto da pesquisa e "conversa" realizada.
A OpenAI informa que os usuários terão suas perguntas respondidas com atribuição aos criadores e editores de notícias, principalmente das empresas de mídia que fecharem acordos de licenciamento com a startup.
Neste primeiro momento, o planejamento é integrar os recursos de pesquisa ao ChatGPT.
O Google domina o mercado de buscas atual com uma participação de 91%, segundo a empresa de análise da web Statcounter.
Para não perder essa fatia, a big tech desenvolveu o chatbot Gemini e testa um produto semelhante ao da OpenAI, denominado Overview.
A Microsoft, que é investidora da OpenAI, reformulou seu produto de pesquisa com o Copilot, e a startup Perplexity colocou no mercado um aplicativo de IA orientado para a pesquisa.