Os 7 passos do sucesso nos conteúdos digitais

Até 2014 a participação da internet nos gastos globais com publicidade vai passar de 17% para 21%, um crescimento significativo, opina o gerente sênior da prática de consultoria da consultora e auditora PriceWaterhouseCoopers (PwC), Rafael Fanchini.

O executivo participou nesta quarta-feira, 01, da Semana ARP da Comunicação, realizada em Porto Alegre até esta quinta-feira.

01 de dezembro de 2010 - 17:17
Os 7 passos do sucesso nos conteúdos digitais

Até 2014 a participação da internet nos gastos globais com publicidade vai passar de 17% para 21%, um crescimento significativo, opina o gerente sênior da prática de consultoria da consultora e auditora PriceWaterhouseCoopers (PwC), Rafael Fanchini.

O executivo participou nesta quarta-feira, 01, da Semana ARP da Comunicação, realizada em Porto Alegre até esta quinta-feira.

Tal crescimento da internet é um reflexo da força que os conteúdos digitais ganharão nos próximos quatro anos. Das TVs e videogames com acesso à rede, “nenhum segmento estará imune”, prevê o gerente.

“Esses dias li que o Google está testando um carro que anda sem motorista. Por que eles estão fazendo isso? Porque no momento em que você não se preocupar em ficar de olho só na estrada vai poder consumir mais conteúdo digital. Pode parecer meio absurdo, mas quem duvida?”, brincou Fanchini.

Durante sua apresentação, Fanchini indicou sete passos para se dar bem no mercado digital. Confira os itens abaixo.

1. Flexibilidade estratégica: na prática, explicou o palestrante, se refere à habilidade de identificar e buscar novas oportunidades para diversificação de receita, seja através de serviços para o consumidor ou na oferta de conteúdos.

2. Relacionamento com o cliente: significa “dar ao cliente o que ele quer”. É o investimento em valorização da experiência de consumo com o objetivo de fidelizar o consumidor. Algumas iniciativas já vistas na área envolvem o uso de redes sociais para estreitar a relação com os clientes.

3. Economias de escala e de escopo: na teoria, vai envolver o “direcionamento de sinergias entre diferentes atividades e conglomerados usando padrões para explorar a distribuição em escala”. No caso da música, por exemplo, a distribuição na internet é muito diferente da mídia física. “São complexidades diferentes, que vão exigir soluções e planejamentos diferentes”, disse Fanchini.

4. Agilidade na tomada de decisão e execução, com apetite para experimentar e falhar: muita coisa está definida e muita coisa não se sabe como vai se dar, destacou o palestrante. “Ter coragem de desafiar e de falhar será importante”, aconselha.

5. Agilidade na gestão de talentos: Fanchini destacou que tudo o que acontece no meio da propaganda, e dos conteúdos digitais, é impulsionado pelos profissionais envolvidos. “Se as empresas não conseguirem desenvolver e reter talentos elas terão muita dificuldade”, destacou. Um exemplo prático é o esforço que o Google tem feito atualmente para manter seu quadro de colaboradores.

6. Habilidade para rentabilizar marcas: “como eu posso maximizar a minha marca usando todas as plataformas disponíveis?”, foi a pergunta feita por Fanchini. A resposta: “Não sei”. Apesar da negativa, Fanchini deu uma pista. “Unir campanhas de TV e Internet têm aumentado o valor das marcas e impulsionado o conteúdo online. Esse pode ser um caminho”, disse.

7. Grande capacidade para a formação de parcerias: o produto digital tem uma cadeia bastante complexa de criação, distribuição, avaliação e cobrança dos conteúdos. Controlar tudo sozinho é muito complicado. O mercado vai exigir a capacidade de buscar parceiros.