
Alguém precisa ficar de olho nesses data centers. Foto: Depositphotos.
A Park Place Technologies, uma multinacional do segmento de serviços de manutenção de equipamentos de hardware, acaba de comprar a operação nesse nicho da carioca Unitech.
Não foram revelados os termos do negócio.
A Unitech tem 20 mil equipamentos monitorados em 150 cidades do Brasil, atendendo clientes como Serpro, Banco do Nordeste e Oi. Um dos principais focos era na área de data centers.
A empresa segue no mercado com suas outras operações, atuando em projetos de segurança e infraestrutura com fabricantes como Dell Technologies, VMware, Quantum, Commvault, Juniper, entre outros. A Unitech foi em 2022 a maior revenda de storage da Dell na América Latina.
A Unitech tem 30 anos de mercado e sempre foi uma empresa bastante discreta (é importante não confundir com a outra Unitech, comprada em 2006 pela CPM Braxis, que depois acabou sendo ela mesma adquirida pela Capgemini em 2010).
A Park Place Technologies é ainda mais discreta, o que parece ser uma conduta comum no campo de serviços de manutenção multivendor (SMM, para quem não resiste a uma sigla de três letras).
Na sua nota sobre a compra, a Park Place incluiu algumas palavras elogiosas da IDC, o que sempre conta alguns pontos.
“A Park Place opera no Brasil principalmente em mercados com uma história de grande relevância e expectativas positivas, especialmente na gestão, manutenção e suporte de hardware crítico”, conta Luiz Fernando Monteiro, Analista de Mercado Sênior do IDC, Serviços de TI, Brasil.
A empresa também dá uma pista das suas intenções com um comentário de um analista da Omdia, apontando que o mercado brasileiro demanda capilaridade, e muitos players se concentram em São Paulo, estado onde são construídos 85% dos novos data centers do país.
"O mercado de data centers atual no Brasil é composto principalmente por Data Centers de pequeno porte distribuídos entre as principais cidades. O Brasil representa um mercado ideal para um fornecedor como a Park Place, pois o crescimento de data centers precisará de habilidades para garantir que possam operar de forma eficiente e eficaz”, afirma Roy Illsley, Analista Chefe da Omdia,
No mercado desde 1991 e sediada nos Estados Unidos, a Park Place é uma compradora em série, com 18 aquisições na sua história, segundo o Crunchbase.
Em uma entrevista no começo do ano para o site BNamericas, a empresa disse ter 1,5 mil clientes na América Latina (em uma base total de 21 mil). No Brasil, a presença parece ser mais modesta, com 30 funcionários listados no Linkedin.