INFRA

Huawei planeja mais três data centers na América Latina

Hoje com 12 zonas de disponibilidade na região, empresa escolheu Chile e México para expansão.

16 de abril de 2024 - 12:21
Atilio Rulli, vice-presidente de relações públicas da Huawei para a América Latina e Caribe. Foto: divulgação.

Atilio Rulli, vice-presidente de relações públicas da Huawei para a América Latina e Caribe. Foto: divulgação.

A Huawei, multinacional chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) planeja construir mais três data centers na América Latina neste ano, mais especificamente no Chile e no México.

Atualmente, a empresa mantém 12 zonas de disponibilidade na região, distribuídas entre Chile, Brasil, México, Argentina e Peru.

Atilio Rulli, vice-presidente de relações públicas da Huawei para a América Latina e Caribe, disse ao Mobile Time que o investimento em cloud é uma das prioridades da companhia para a América Latina em 2024.

“A Huawei é reconhecidamente uma marca que ecoa forte na América Latina. Não estamos falando somente de conectividade, que é a nossa origem, mas também de uma diversidade de tecnologias com as quais trabalhamos, passando por nuvem, dispositivos pessoais e energia solar”, explicou Rulli.

O executivo enxerga uma crescente demanda por nuvem na região, puxada pelo aumento de soluções de IoT e também por exigências legais de armazenamento local de dados ou de manutenção dos mesmos por determinado período de tempo.

Em redes móveis, a Huawei afirma ter hoje mais de 50% de market share na América Latina e Caribe. A empresa está otimista com a demanda que virá em 2024 por conta do cumprimento de obrigações de cobertura em 5G.

Fundada em 1987, a Huawei tem sede em Shenzhen, na China, e está presente em mais de 170 países com mais de 54 mil produtos. Com faturamento de US$ 98,83 bilhões, é considerada pela Forbes como uma das 100 marcas mais valiosas do mundo.

Com mais de 600 operadoras clientes e mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. 

Há mais de 25 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife,  além de um centro de distribuição em Sorocaba e um Centro de Treinamento em São Paulo.