.jpeg?w=730)
Felipe Alcantara, diretor de Serviços e Soluções Técnicas da Pensalab. Foto: LinkedIn
A Pensalab, paulista de soluções de alta tecnologia e precisão para o segmento de instrumentação analítica, adotou a solução de Assistência Virtual Remota da Octágora, uma startup de Software as a Service (SaaS) focada em assistência virtual à distância.
A ferramenta foi adotada em um movimento de investimento na eficiência do suporte técnico de seus produtos, parte essencial durante os processos de pré-venda, venda e pós-venda da empresa.
Antes da solução, os atendimentos eram feitos por telefone, o que dificultava o processo de elaboração de proposta de manutenção, já que o técnico não tinha as informações precisas do equipamento sem analisá-lo pessoalmente.
Agora, a tecnologia audiovisual foi implementada no Hotline, o principal canal de atendimento e suporte técnico da empresa aos clientes.
Conforme a Pensalab, a escolha da solução surgiu para auxiliar serviços que podem ser resolvidos sem a visita presencial do técnico e capacitar a área comercial a fazer diagnósticos e orçamentos assertivos de manutenção.
Além disso, a avaliação remota realizada por um especialista no primeiro contato com o cliente também ajuda a realizar um serviço mais ágil e resolutivo, sabendo que o precisa ser feito de antemão.
Em três meses de uso, a empresa afirma que a ferramenta já tem demonstrado melhora na agilidade dos serviços desde a pré-venda até o pós-venda.
“A solução de Assistência Visual Remota da Octágora faz com que o cliente se sinta seguro quando tem um primeiro atendimento técnico que proporciona um diagnóstico preciso de sua situação. Dessa maneira, ele tem a confiança de que a ajuda está a caminho", diz Felipe Alcantara, diretor de Serviços e Soluções Técnicas da Pensalab.
Atualmente, a expectativa da empresa é trazer mais técnicos experientes com conhecimentos complementares para fornecer um atendimento remoto cada vez mais especializado, gerando mais economia e otimização de recursos.
Criada em 1996, a Pensalab disponibiliza soluções de alta tecnologia e precisão para o segmento de instrumentação analítica de laboratórios e processos.
Os instrumentos, por análises físico-químicas ou elementares, medem a qualidade dos produtos em diferentes etapas da produção, como a concentração de gás dos refrigerantes da Coca-Cola e AmBev; a granulometria das farinhas e propriedades das massas da Bunge e Mondelez; e a composição e qualidade dos combustíveis da Petrobrás.
A empresa tem sede em São Paulo e conta com mais de 200 funcionários. Seu portfólio de clientes inclui empresas como Petroleum Analyzer Company (PAC), Spectro Scientific, Gerhardt e Chopin.
Fundada em 2020 e com sede na capital paulista, a Octágora tem um software que combina recursos audiovisuais, inteligência artificial e um sistema de gestão de atendimento remote first.
No passado, a empresa participou de programas de aceleração como Plug and Play, Oxigênio, InovAtiva, Sebrae for Startups, Capital Empreendedor, InTech 4.0 Lab, Liga Ventures, Microsoft for Startups e 100 Open Startups.