
Loja da Pernambucanas. Foto: Divulgação.
A Pernambucanas, uma das maiores varejistas do Brasil, adotou tecnologias do Google Cloud na sua operação de varejo, e também no seu negócio fintech, a Pefisa.
Em nota, o Google Cloud afirma que os projetos unificaram “100% de suas aplicações de tecnologia” na nuvem do gigante de buscas.
No caso da Pefisa, o projeto começou ainda em 2020, quando a fintech passou a utilizar o Apigee, solução de gerenciamento de APIs do Google Cloud, para monitorar seus servidores e os gastos de cada aplicação de TI.
O Apigge permitiu também interligar a Pefisa à plataforma de Open Banking do Banco Central do Brasil.
A varejista também adotou a solução Google Cloud Retail Search para aprimorar a busca por produtos em seu app, reduzindo em 20% os chamados “eventos de busca” por usuário, o que mostra que o consumidor está encontrando mais rápido o que quer.
Com o sucesso, a Pernambucanas decidiu expandir o uso da solução Retail Search para o site e, paralelamente, adotou a solução Recommendations AI, também do Google Cloud, que possibilita que os clientes recebam recomendações de produtos personalizadas.
A Pernambucanas está presente em mais de 330 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 490 lojas e cerca de 14 mil colaboradores.
Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros.