PÚBLICO

PGE-RS cria robô para pesquisar devedores

Equipe interna do órgão utilizou o Microsoft Power Automate no projeto.

05 de agosto de 2024 - 18:10
Sede do PGE-RS - Foto: Divulgação

Sede do PGE-RS - Foto: Divulgação

A Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) desenvolveu um robô para auxiliar na busca de informações sobre pessoas devedoras de processos judiciais no estado.

Batizada de Tchê Achei, a solução foi criada a partir do Power Automate Desktop, uma ferramenta de automação de fluxo de trabalho da Microsoft que vem nativa no sistema operacional a partir do Windows 10.

O robô foi desenvolvido pela Oficina de Soluções da PGE-RS e, mediante a solicitação do usuário, realiza a busca de informações de pessoas físicas e jurídicas em sistemas de acesso interno do órgão estadual. Depois disso, captura os dados e os salva em um banco de dados próprio.

Entre as informações, estão CPFs, CNPJs e endereços completos para localização de devedores em processos judiciais.

Com as informações levantadas, a aplicação gera uma certidão em PDF e atualiza o status de cada consulta no sistema de controle processual (CPJ).

O órgão estima que mais de 12 mil solicitações de pesquisas já foram realizadas e mais de 39 mil endereços foram localizados.

“O robô padronizou o fluxo de pesquisa de endereços e reduziu o tempo dessa atividade. Nós também temos maior segurança, com menos acessos a sistemas com dados sensíveis, além de eficiência, pois a informação de quais endereços foram positivos e negativos fica automaticamente registrada”, explica Paula Ferreira Krieger, procuradora-geral adjunta para assuntos administrativos.

O Power Automate foi lançado em 2016 pela Microsoft. Em 2022, passou por um ciclo de atualizações e começou a ser bastante usado por ser uma ferramenta de fácil utilização.

A ferramenta trabalha com o conceito de Automação Robótica de Processos (RPA, na sigla em inglês), que permite a automatização de tarefas comuns e repetitivas. Para isso, o usuário precisa apenas gravar o passo a passo do que necessita ser realizado.

A PGE-RS foi criada em 1965 e tem como principais funções a representação judicial do estado, consultoria jurídica, cobrança da dívida ativa, controle de legalidade, defesa do patrimônio público, defesa da constituição e proteção dos direitos e interesses difusos e coletivos.