PAGAMENTOS

Pix tem primeiro grande problema técnico

Sistema passou por instabilidade nos principais bancos do país, mas explicação do BC foi vaga.

15 de outubro de 2024 - 12:34
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

O sistema do Pix passou por instabilidades nesta última segunda-feira, 14, configurando seu primeiro problema técnico em larga escala desde seu lançamento em 2020.

Conforme afirma o Banco Central em nota, “houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix”. A instituição não deu mais detalhes de qual seria a natureza desses problemas.

A falha afetou os clientes dos principais bancos do país, como Nubank, Inter, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, que ficaram com o serviço indisponível para os usuários. 

De acordo com o site Convergência Digital, os apps de bancos apresentavam mensagens distintas. O C6, por exemplo, dizia que o app estava passando por atualizações. Já o Bradesco informava que o PIX não estava disponível e sugeria que o cliente fizesse um TED.

A instabilidade teria começado durante a manhã e sido resolvida por volta do meio dia.

O sistema de pagamentos instantâneos já havia passado por instabilidades no passado, porém em dias de altos volumes de transações.