REDE SOCIAL

Porto Alegre adere ao Colab.re

Desde o início de 2013, outras 64 cidades brasileiras aderiram à rede.

13 de maio de 2015 - 14:44
Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.re. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA.

Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.re. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, oficializou o uso de uma rede social específica para gestão pública colaborativa. Por meio do Colab.re, os mais de 1,4 milhão de habitantes poderão interagir em tempo real com a municipalidade via web e aplicativos.

A iniciativa permitirá ao cidadão interagir com o poder público, que qualificará as informações reportadas em prol da melhoria de Porto Alegre.

O cidadão pode fiscalizar o desperdício de água, uso indevido de energia elétrica, calçadas irregulares e esburacadas, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços públicos de Porto Alegre.

Em contrapartida, uma equipe da prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada. 

No Monitor Colab.re, a prefeitura acessará a lista das solicitações acompanhadas por um número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato, link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos.

As demandas serão encaminhadas ao órgão responsável, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso.

“A implementação garantirá mais mobilidade ao cidadão que interage com a Prefeitura. A isso se soma a oportunidade gerada pela ferramenta no que diz respeito a qualificação da gestão dos serviços da cidade a partir dos dados gerados pelo engajamento do cidadão", explica o prefeito José Fortunati.

Desde o início de 2013, outras 64 cidades brasileiras aderiram à rede. A plataforma conta com mais de 100 mil usuários e já registrou um volume de mais de 15 mil fiscalizações de serviços públicos em todo o Brasil.

Entre as cidades que utilizam a ferramenta estão Curitiba, Niterói, Teresina e Santos.