INTERNACIONAL

Pragmateam seleciona profissionais do RS

Empresa australiana busca engenheiros de software para trabalhar fora do país.

25 de maio de 2022 - 11:30
A Pragmateam tem sede em Sydney, na Austrália. Foto: Pexels

A Pragmateam tem sede em Sydney, na Austrália. Foto: Pexels

A Pragmateam, empresa australiana de desenvolvimento de software, está selecionando até dez engenheiros de software do Rio Grande do Sul para atuação na Austrália.

A seleção ocorre no evento "Como Ser um Engenheiro de Software na Austrália" nesta quinta-feira, 26, às 19h, no Z Café do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Nele, acontecerão palestras e esclarecimentos sobre a empresa, o trabalho, a Austrália, a mudança e as vagas, com presença de funcionários da companhia e entrada gratuita. Para participar, é necessário fazer inscrição.

Fundada em 2014 por Juliano Bersano, a Pragmateam atua desde a concepção e prototipação de ideias até o desenvolvimento completo dos softwares. 

No evento, a empresa está buscando engenheiros de software full stack Javascript, com experiência mínima de quatro a seis anos de mercado. 

"O Brasil acaba sendo um foco porque a gente conhece bastante o mercado, como achar pessoas e fazer elas se identificarem conosco", comenta Bersano. "A gente exige bastante a parte técnica, mas para nós comunicação é superimportante, saber trabalhar em equipe antes de ser só um indivíduo", agrega.

Para entrar na Pragmateam, os selecionados terão que passar por uma conversa inicial com recrutadores, uma entrevista e uma prova técnica, e uma entrevista com o Bersano. O processo geralmente leva de uma a duas semanas.

De acordo com a empresa, os salários podem chegar a A$ 130 mil por ano (aproximadamente R$ 450 mil), com cerca de A$ 4 mil (cerca de R$ 13 mil) por funcionário para gastar em educação ou despesas de home office.

Além disso, a empresa ajuda no processo de obtenção de visto de trabalho, mudança e passagens aéreas do selecionado, podendo incluir famílias de até quatro pessoas.

"A gente oferece um pacote de realocação onde a gente paga todas as despesas do visto, voo e quatro semanas de acomodação na Austrália pra ela se situar, se a pessoa se comprometer a ficar com a gente por dois anos", explica Bersano. 

Segundo o fundador, se a pessoa sair antes dos tempo pré-estabelecido, ela precisa reembolsar pelas despesas pessoais que a empresa pagou. 

Mas o período não é algo fixo: a Pragmateam está considerando outros prazos e durações de cargo para pessoas que não queiram se comprometer por dois anos.

No Brasil, a Pragmateam tem uma parceria com a DB, uma empresa tradicional de desenvolvimento de software sediada em Porto Alegre, para atendimento de projetos e clientes australianos.

"A Pragmateam tem um um relacionamento muito forte com a DB. Talvez 30%, 40% dos nossos projetos são feitos junto com a DB com a equipe offshore, com times dos dois países", finaliza Bersano.

A Pragmateam tem sede em Sydney, conta com 50 funcionários de 14 nacionalidades diferentes e atende dez clientes ativos. 

Em seu portfólio, estão empresas como a Immutable, unicórnia na área de jogos e NFTs; Cogstate, com foco na área de diagnóstico preventivo de Alzheimer’s;  Tyro Payments, fintech de pagamentos e serviços para pequenas empresas; e ReachOut, instituição sem fins lucrativos de fornecimento de programas digitais de saúde mental e bem-estar.