
Rafael Prikladnicki, professor da Escola Politécnica da PUCRS. Foto: Giordano Toldo
Rafael Prikladnicki, professor da Escola Politécnica da PUC-RS, ganhou o prêmio Google Award for Inclusion Research 2023 com o projeto "How do blind and low vision developers co-create software design artifacts?".
Prikladnicki foi o único pesquisador da América Latina a receber a premiação neste ano, que consiste em US$ 35 mil (cerca de R$ 175,54 mil) destinado a bolsas, equipamentos e missões de estudo.
Sua pesquisa, realizada em parceria com o professor Andre van der Hoek da University of California, busca entender como desenvolvedores de software cegos e com baixa visão participam da criação de documentos de design de software.
Conforme o professor, o trabalho visa identificar oportunidades de melhoria, como aprimoramentos de ferramentas – incluindo G Suite e aplicativos Google – ou mudanças culturais e de processos.
"Recebi esta notícia com enorme alegria. Na prática, o resultado desta iniciativa visa melhorar a acessibilidade da profissão de software a uma população mais diversa", diz Prikladnicki.
Prikladnicki é PhD em Ciências da Computação pela University of Victoria, no Canadá, e pela PUCRS, onde atua como professor na universidade gaúcha há quase 20 anos.
Desde 2020, somente quatro brasileiros receberam o prêmio Google Award for Inclusion Research.