Projeto de lei quer sindicalizar estagiário

Um projeto em análise na Câmara dos Deputados prevê incrementar os direitos trabalhistas dos estagiários, já regulados por uma lei de 2008.

31 de janeiro de 2012 - 10:29

Um projeto em análise na Câmara dos Deputados prevê incrementar os direitos trabalhistas dos estagiários, já regulados por uma lei de 2008.

 
A parte mais chamativa do projeto de lei 2579/11 do deputado Edson Pimenta (PSD-BA) prevê a formação de associações de estagiários para negociar demandas junto ao concedente de estágio.
 
A associação – cujo financiamento não é indicado pelo projeto – poderia também denunciar o descumprimento da lei, em nome da classe, aos órgãos fiscalizadores.
 
“Há que se considerar o número expressivo de estagiários no país, sendo claros os benefícios que uma associação representativa poderia trazer”, indica Pimenta no texto do PL, destacando entre os benefícios a elaboração de eventos, caminhadas beneficentes e palestras sobre os mais diversos temas.
 
O texto do PL pode ser conferido na íntegra pelo link relacionado abaixo.
 
Outras mudanças
Além de liberar a possibilidade de criação de associações de estagiários, o projeto regula matérias mais triviais, como a garantia de um intervalo de 15 minutos para jornadas de estágio superiores a quatro horas diárias.
 
Outro ponto é a possibilidade de receber o auxílio-transporte em dinheiro ou tíquete. A lei atual prevê o benefício, mas não especifica sua forma de pagamento e o pagamento da inscrição em organismos de classe – caso da OAB para os advogados.
 
O projeto de lei de 2008 já havia limitado a carga de trabalho diária a 6 horas - reduzida pela metade em período de provas - além de conceder 30 dias de férias por ano e proibir a contratação por mais de dois anos.