LETRAS MIÚDAS

Projeto homenageia poetas nos jornais

Iniciativa colocou poema de Mário Quintana em meio às páginas dos classificados da Zero Hora, de Porto Alegre.

30 de outubro de 2014 - 14:00
Poesia nos classificados da Zero Hora. Foto: reprodução.

Poesia nos classificados da Zero Hora. Foto: reprodução.

Os leitores atentos dos classificados da Zero Hora desta quarta-feira, 29, foram surpreendidos por um anúncio diferente.

Intitulado “Comunhão”, ele dizia: “Os verdadeiros poetas não leem outros poetas, os verdadeiros poetas leem os pequenos anúncios nos jornais”.

O texto é um dos mais conhecidos do poeta gaúcho Mário Quintana. O ano de 2014 marca os 20 anos do seu falecimento.

A iniciativa da publicação foi do editor do Baguete Diário, Maurício Renner, e do jornalista Felipe Basso, colunista do site, e deve ser o primeiro passo de um projeto mais amplo visando divulgar o trabalho de poetas como Quintana e outros.

“Um dia eu passei pela frente de uma loja da Zero Hora e senti uma vontade irresistível de ir lá e publicar esse poema”, explica Renner.

O jornalista mencionou a ideia a Basso, que é leitor voraz de poesia e em seguida descobriu uma série de outros trabalhos que guardam relação com classificados e jornais.

A ideia é seguir publicando semanalmente os poemas. O próximo homenageado será Carlos Drummond de Andrade, cujo nascimento se comemora em 31 de outubro.

A ideia dos autores do projeto, batizado Poemas no Jornal, é reunir as publicações na Internet, estimulando que outras pessoas publiquem os poemas nos jornais da suas suas cidades e enviem as fotos.

“Colocando os poemas fora do seu contexto original, acredito que conseguimos reforçar ainda mais beleza deles”, avalia Basso. “É homenagem simples e nisso reside o poder dela”.