
Roberto Faria, diretor executivo da Quality Digital. Foto: Divulgação
A Quality Digital, integradora de TI, pretende focar na expansão internacional em 2023, principalmente nos Estados Unidos e Europa, além de acelerar o processo de digitalização dos clientes e manter o crescimento anual em dois dígitos.
A internacionalização da companhia começou ainda em 2021, no México. No final do ano passado, a empresa também abriu um escritório no Paraguai, oriundo de um projeto em conjunto com a Paracel, que será uma das maiores plantas de celulose da América Latina.
Hoje também com sede nos Estados Unidos e na Espanha, a companhia já contabiliza na receita internacional 7% do seu faturamento. Para os próximos anos, o plano é que esse número cresça consideravelmente.
De forma geral, o histórico de crescimento da Quality Digital tem ficado entre 22% e 25% nos últimos anos. Em 2021, sua receita líquida foi de R$ 145,1 milhões, alta de 12,3% em comparação com o ano anterior.
“Nosso objetivo é manter esse crescimento acelerado. Para isso, temos um pipeline ativo de aquisições de empresas, não só no Brasil como também internacionalmente”, destaca Roberto Faria, diretor executivo da Quality Digital.
Dentro do Brasil, o plano do grupo é expandir o portfólio com soluções complementares, principalmente na perspectiva de entregar uma solução end to end para os seus clientes. Já fora do país, o intuito é investir em negócios que a empresa já domina e já conhece.
Para isso, a empresa conta com parceiros estratégicos como Diligent, Automation Edge, Microfocus e VTEX.
O principal foco na área de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) deve ser os Estados Unidos, país no qual a VTEX, principal plataforma brasileira de comércio eletrônico, também tem apostado para crescer.
“Queremos aumentar nossa expansão internacional, ter projetos internacionalmente, mas entregar eles aqui no Brasil. É justamente a estratégia de near shore, de eu ter esse crescimento internacional, mas ter o compromisso de entregar esses projetos aqui no país”, explica Faria.
Para isso, a Quality Digital, que conta com mais de 1,9 mil colaboradores em um modelo anywhere office, pretende investir mais na formação de talentos para a geração de mão de obra.
Neste ano, a companhia também concluiu a mudança de branding da ACCT, aquisição feita em janeiro de 2022. Agora, a empresa se torna a unidade de digital commerce da compradora e passa a se chamar Quality Digital.
“A gente entende o papel de protagonista que a Quality Digital tem junto a seus clientes. Eles já fizeram um trabalho de transformação digital e, agora, é preciso apoiá-los em acelerar esse processo de digitalização, tanto que a gente se posiciona hoje como Quality Digital Business Acceleration. Esse foi um dos motivos pelo qual adquirimos a ACCT,”, enfatiza o diretor.
Hoje, o digital representa 51% do faturamento da Quality, ultrapassando o segmento de TI corporativo, negócio inicial da companhia.
“A gente já tinha uma fatia de receita de digital e só potencializamos ela com essa aquisição. Isso fez parte do nosso processo de pivotar o negócio cada vez com um portfólio mais digital”, explica Faria.
Hoje, o portfólio da Quality está estruturado nas divisões de business, commerce, IT Optimization, automation e Ambiental, Social, Governança, Riscos e Compliance (ESGRC, na sigla em inglês).
“Nosso portfólio é amplo, tanto para apoiar as empresas na sua aceleração da jornada digital, quanto para tornar a experiência e personalização da loja física mais atraente e perceptível para tomada de decisão, usando os dados que estão disponíveis e muitos não sabem o que fazer”, destaca o executivo.
Com sede em São Paulo, a Quality Digital tem escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, além de sedes na Europa, Espanha, EUA e Paraguai, e projetos ativos em mais de 20 países. Entre os seus principais clientes, estão Midea, Electrolux, Claro, Boticário, Volvo e Plurix.
“Estamos inseridos no negócio do nosso cliente, vestimos a camisa dele, entendemos suas dores e estratégias e apoiamos os objetivos. Agora, o objetivo é entregar cada vez mais valor para esse cliente que está dentro de casa”, afirma Faria.
Fundada em 1989, a Quality Digital é listada no Bovespa Mais da B3 e atingiu um faturamento de R$ 59,3 milhões no terceiro trimestre de 2022, alta de 68% em comparação com o mesmo período no ano anterior.