Lojas Renner no Itajaí Shopping - Foto: Site
A Renner, uma das maiores varejistas de moda do Brasil, divulgou seu plano de metas para os próximos anos, no qual um dos destaques será a abertura de lojas em cidades com até 200 mil habitantes.
Segundo a empresa, o intuito é abrir 170 novas unidades em um período de cinco anos, o que daria uma média de 34 por ano e permitiria disputar mercado com as varejistas regionais.
O mercado endereçável é de R$ 20 bilhões, com plano de deter uma fatia de 10%, mas a companhia não revelou quais cidades estão nos planos.
As novas lojas teriam entre 1,1 mil e 1,2 mil metros quadrados, inferior aos 1,6 mil metros quadrados da maioria das unidades atuais. A Renner já opera neste modelo menor em 90 pontos de venda.
Ainda de acordo com o grupo, a estratégia não atrapalha o canal digital da marca. Onde foram abertas as novas unidades, as vendas digitais teriam aumentado de 10% a 20%.
O grupo varejista também almeja a expansão de lojas da marca de moda jovem Youcom. Se tudo ocorrer como planejado, a Renner passaria a ter até 600 lojas, e a Youcom, 290, até 2030.
Com a nova estratégia de abertura de lojas, ganhos de produtividade e aceleração digital, o grupo almeja crescimento anual de receita líquida no varejo entre 9% e 13% entre 2026 e 2030.
Atualmente, a Renner tem a C&A como sua principal concorrente. Em 2024, a rival alcançou uma alta de 13% em venda de mercadorias, frente aos 8,5% da gaúcha. Neste ano, a Renner está um pouco à frente, com 11,8% em relação aos 11% da C&A.
