NOVO MÉTODO

Rhino: ITIL como RPG

Curso que usa a abordagem dos role play games para ensinar os fundamentos do ITIL.

11 de outubro de 2012 - 13:07
Pier Roberto Riboni, diretor executivo da Rhino Consulting.

Pier Roberto Riboni, diretor executivo da Rhino Consulting.

A Rhino Consulting, consultoria gaúcha especializada em gerenciamento de serviços de TI, incluiu no seu cardápio um curso que usa a abordagem dos role play games para ensinar os fundamentos do ITIL.

Os RPGs, ou, em português,  jogo de interpretação de personagens, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente, dentro de regras pré-estabelecidas.

No caso da Rhino, o jogo oferecido em parceria com a Fox-IT International, uma consultoria internacional do segmento, é o Service Management In Action no qual os participantes simulam a gestão de um porto. São dois turnos, totalizando oito horas.
 
“Este tipo de capacitação vai além do tradicional mecanismo de repasse de conhecimento sobre modelos de gerenciamento de serviços”, afirma o diretor executivo da Rhino Consulting, Pier Roberto Riboni.

Na simulação FoxPort, um grupo entre 12 e 18 profissionais assumem o papel de donos, diretores, coordenadores e operadores do porto, service-desk, gerentes financeiro, nível de serviços, configuração, incidentes e proprietários de navios.

A simulação se realiza com um tabuleiro de jogo no qual a operação de atracação e a descarga dos navios é executada e com uma tela que mostra o movimento dos navios, a situação financeira, os níveis de disponibilidade e os incidentes do porto.

Durante a execução do game são montadas representações da infraestrutura do porto e ocorrem análises de relacionamento entre componentes e o impacto em possíveis mudanças técnicas.

A primeira edição realizada pela Rhino foi na Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo o empresário comenta

“Foi uma das formas de envolvimento mais emocionante e intenso que tive oportunidade de assistir”, garante Riboni.