UPGRADE

RS: R$ 35 mi comunicação digital na BM


24 de julho de 2012 - 10:09
Foto: flickr.com/photos/frankllin

Foto: flickr.com/photos/frankllin

Deve ser lançado em setembro um edital para a troca de sistema de comunicação da Brigada Militar  gaúcha. A mudança do analógico para o digital é calculada pela BM em R$ 35 milhões.

Segundo matéria publicada pelo jornal Zero Hora nessa terça-feira, 24, os policiais da Região Metropolitana deverão utilizar o novo sistema em 2013.

Estão previstas a instalação de 14 estações de rádio nos municípios da grande Porto Alegre, garantindo uma cobertura de 95%, e a aquisição de 3 mil rádios – entre equipamentos móveis e fixos – que serão usados pelos agentes.

Numa segunda etapa, o mesmo sistema será implantado no interior gaúcho.

O principal motivo da mudança, afirma o jornal, é evitar a interceptação das comunicações na polícia por outras pessoas, especialmente bandidos.

Hoje, é possível comprar rádios que captam os canais da polícia no Paraguai, informa a reportagem.

Também está prevista a substituição do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), que atualmente utiliza a tecnologia analógica.

Segundo Juarez Pinheiro, que coordenou o estudo que propôs a troca de sistema, será utilizada tecnologia aberta no Ciosp, para que a Secretaria de Segurança escape do casamento entre equipamento e sistema pelos fabricantes.