O governo gaúcho anunciou na quinta-feira, 20, uma previsão de 24,373 milhões de toneladas no volume final da safra de grãos 2009/2010, número recorde na história da colheita de grãos no estado.
O levantamento, realizado pela Emater/RS-Ascar, para as culturas do arroz, milho, soja, feijão e trigo, indica uma safra 10,8% superior à safra anterior e 5% maior que a de 2007, quando foram colhidas 23,19 milhões de toneladas, a maior até então registrada.
Apesar da apreensão no início do plantio, causada pelo excesso de chuvas nos meses, outubro, novembro e início de janeiro, reflexo do fenômeno El Niño, as condições meteorológicas foram positivas nas demais fases das culturas.
"Esses números são importantes, principalmente após os problemas climáticos sofridos pela agricultura na safra anterior. "O meio rural tem uma capacidade incrível de recuperação. Essa é uma conquista de todos e do governo também", comemorou o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar TietböhTietböhl.
Já a presidente da Emater-RS, Águeda Mezomo, lembrou que esses dados são muito importantes para as famílias rurais. "Hoje temos algumas garantias para o produtor produzir mais e melhor. Isso faz com que as famílias permaneçam no campo, diminuindo o êxodo rural".
Soja terá produção recorde
A safra de soja deve ter produtividade abaixo das registradas em 2007 e 2003 (2.555kg e 2.667kg por hectare, respectivamente), mas a produção obtida deverá chegar a 10.057.351 de toneladas, caso se confirme o rendimento médio de 2.529 kg/ha.
Será a maior produção já obtida no estado, o que, segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, indica que o Rio Grande do Sul possui tecnologia disponível para produzir, mas que, em alguns anos, as condições adversas do tempo impedem um maior rendimento.
Na cultura do milho, o preço baixo desestimulou os produtores, que cultivaram uma área de 1,163 milhão de hectares. Pela opção à soja por parte do produtor gaúcho, a redução da área para a cultura do milho foi de 16,2%. Mas, a cultura do milho foi beneficiada pelas condições favoráveis do tempo, o que resultou em rendimento histórico para os gaúchos, de 4.703 kg/ha, elevando a produção total para 5.471.738 de toneladas.
Para o feijão da segunda safra, a produtividade média deverá ficar acima da estimada inicialmente - 989 kg/ha -, fixando-se em 1.293 kg/ha e totalizando 40.992 de toneladas.
Os rendimentos são resultantes, em grande parte, da manutenção do bom regime de chuvas ocorrido a partir da segunda quinzena de março, que fez com que mesmo as lavouras semeadas mais tardiamente pudessem se desenvolver normalmente, apesar dos problemas enfrentados no início da safra.
Considerando o volume da produção, os preços médios recebidos para a soja, milho, feijão e trigo, apurados pela Emater/RS-Ascar, indicam uma redução em relação ao mesmo período do ano passado, resultando em redução de até 33% para a soja e de 20% para o milho.