RS tem saldo positivo da CeBIT

A participação na CeBIT 2010, em Hannover, rendeu frutos para as empresas gaúchas.

Da delegação de 18 empresas brasileiras que foram à feira com incentivo do projeto Brazil IT+, sete eram do Rio Grande do Sul e, destas, Cigam, Digistar, Digitel e Unacorp voltaram com, no mínimo, propostas animadoras.

No caso da Cigam, fabricante de ERP com sede em Novo Hamburgo, a exposição em Hannover foi certeira para atrair a atenção dos alemães.
15 de março de 2010 - 15:10
A participação na CeBIT 2010, em Hannover, rendeu frutos para as empresas gaúchas.

Da delegação de 18 empresas brasileiras que foram à feira com incentivo do projeto Brazil IT+, sete eram do Rio Grande do Sul e, destas, Cigam, Digistar, Digitel e Unacorp voltaram com, no mínimo, propostas animadoras.

No caso da Cigam, fabricante de ERP com sede em Novo Hamburgo, a exposição em Hannover foi certeira para atrair a atenção dos alemães.

“Duas empresas alemãs nos procuraram, uma delas abrindo a possibilidade de comercialização de nosso produto na Alemanha e outra, já presente em 30 países, manifestando o interesse em fechar parcerias com foco nos mercados alemão e brasileiro”, destaca Robinson Oscar Klein, diretor de Mercado da companhia.

Já a Unacorp, consórcio que desde 2007 reúne as desenvolvedoras de software Advanced IT, Kenta, Qualità e SoftDesign, aproveitou a feira para firmar um acordo de parceria com a germânica Meiburg Enterprise.

As tratativas não foram detalhadas, mas já se sabe que a possível aliança terá a ver com a carteira de clientes da Meiburg, que é vasta na área de desenvolvimento de software.

No estande de Telecom, quem se deu bem foi a Digitel, de Porto Alegre.

“Fizemos contatos importantes com mercados estratégicos, como Angola, Argélia, República Tcheca, Geórgia, Líbia, Polônia e Ucrânia”, informa Beto Flesch, gerente de Mercado Internacional da Digitel. “Um dos contatos atingiu uma fase muito avançada que, certamente, deverá se converter em um negócio concreto em breve”, projeta.

Outra gaúcha das telecomunicações a firmar contatos promissores na feira alemã foi a fabricante de centrais telefônicas Digistar, de São Leopoldo.

Na CeBIT, a empresa negociou com companhias de locais como Nova Zelândia, África, Austrália e América Latina, entre outros mercados.

“Identificamos fortes possibilidades de acordos”, adianta o gerente de negócios da empresa leopoldense, Edemar Plantikow Brahm.

Já para José Antonio Antonioni, diretor de Qualidade e Competitividade da Softex e diretor-presidente da Softsul, os resultados obtidos são portas abertas para o crescimento da TI nacional no mercado europeu.

“È muito difícil que uma empresa brasileira consiga atender clientes finais de forma remota: a expectativa do cliente estrangeiro é falar com alguém local. Para isso, encontrar o parceiro adequado é uma estratégia”,avalia o dirigente.

Esta foi a 11ª participação de uma missão brasileira na CeBIT. Além das companhias gaúchas, também fizeram parte do grupo de expositores a cearense Fujitec, as paulistas STA Holding e Bluepex, a carioca Mayer, as paranaenses Curitiba Offshore e TS Tecnologia & Sistemas e as brasilienses Softsystem, Memória, Topcoders, Nectar e Tron.

Outras nove organizações foram à Alemanha como “empresas prospectoras”: SKA (São Leopoldo), Procergs (Porto Alegre), Eccox (São Paulo), Actminds (Campinas), Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor), Nectar (Brasília), Softsystem (Brasília), TopCoders (Brasília) e Tron (Goiânia).

A missão nacional se apresentou sob a marca “Brasil IT+”, iniciativa da Softex e Apex-Brasil voltada à internacionalização da área de software e serviços de TI brasileira.

Em outra iniciativa, o Projeto Participação Brasileira na CeBIT também ofereceu infraestrutura de estande e apoio a empresas que participaram do projeto All Invest: Pináculo (Taquara), Interativa (Porto Alegre), DBC (Porto Alegre) e Pleiades (Campinas).

Ao todo, a feira de Hannover reuniu 4.157 expositores de 68 países, recebendo a visita de cerca de 400 mil pessoas.

A caminho de Porto Alegre!
Em 2011, a capital gaúcha será sede da BITS, evento-braço da CeBIT que acontecerá na cidade de 10 a 12 de maio, na Fiergs.

Para a feira, são esperados 150 expositores e 15 mil visitantes.

O assunto foi matéria no Baguete, que pode ser conferida na íntegra pelo link relacionado abaixo.