NOMES

RS traz ex-Google para secretaria

Lisiane Lemos deve liderar iniciativas de inclusão digital e equidade.

18 de janeiro de 2023 - 06:17
Lisiane Lemos.

Lisiane Lemos.

Lisiane Lemos, ex-gerente de programas de recrutamento focados em diversidade do Google para América Latina, acaba de ser nomeada para a liderança da recém-criada secretaria de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Rio Grande do Sul.

A profissional estava há quatro anos no Google em São Paulo, sendo o último ano e quatro meses na função de gerente. Antes, atuava na área comercial da empresa.

A nova secretária tem também uma passagem de cinco anos pela Microsoft, onde chegou a liderar o lançamento de uma oferta da empresa para clientes de médio e grande porte na área de suporte.

Lemos tem 32 anos e é formada em Direito na Universidade Federal de Pelotas, assim como o governador Eduardo Leite (PSDB), que também é pelotense e formado em direito na mesma universidade.

Parece difícil que os dois se conheçam pessoalmente. No entanto, Lemos era estagiária no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região em Porto Alegre quando Leite se elegeu prefeito de Pelotas pela primeira vez, em 2012.

O que é chamativo mesmo na nomeação é um governo nomear alguém oriundo de uma multinacional de tecnologia para um cargo público. 

A nova secretária foi anunciada junto com o chamado “núcleo duro” da nova administração Leite, o primeiro governador gaúcho a ganhar uma reeleição desde a redemocratização.

O time é formado por servidores de carreira da administração pública, com credenciais técnicas de peso, chefiados por Danielle Calazans na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Calazans foi diretora de gestão de pessoas do Ministério da Economia de julho de 2019 até julho de 2022. Depois que saiu do Ministério, ela se tornou vice-presidente da Caixa, onde estava até agora como CEO interina.