.jpg?w=730)
Complexo de Germano, em Mariana. Foto: Divulgação
A Samarco Mineração, mineradora brasileira controlada pela BHP e Vale, adotou a solução SCADA EA Smart Grid, baseada na plataforma para gerenciamento de processos da gaúcha Elipse Software.
A adoção foi feita após a mineradora investir em um conjunto de 15 religadores da Noja Power, fabricante de equipamentos elétricos de média tensão, que foram instalados no sistema elétrico do Complexo de Germano, em Mariana.
Religadores são dispositivos utilizados para proteger redes de distribuição de energia contra surtos de energia e problemas transitórios.
Devido à dimensão do projeto, a Samarco adotou a solução da Elipse para passar a ter um centro de monitoramento e operações de energia.
O controle antes era mecânico e local, exigindo o deslocamento até cada religador. Com a plataforma, eles passaram a ser monitorados remotamente em tempo real.
Através de um sistema de alarmes, o software informa a condição das baterias e o estado de cada religador. Caso algum esteja falhando, a solução sinaliza e comunica qual é o problema em suas telas.
A plataforma também permite monitorar todas as tensões, correntes, potências, fatores de potências e distâncias das faltas.
Conforme Thiago Lopes Pereira, supervisor de manutenção elétrica e idealizador do Centro de Monitoramento de Energia da Samarco, o Elipse E3 agilizou em até 96% o controle e resolução de falhas em seus religadores.
“Através do software, os operadores conseguem tomar decisões mais assertivas e coordenadas via as informações geradas em seu banco de dados. Uma realidade que não era possível anteriormente, uma vez que a execução era meramente operacional”, avalia Pereira.
Fundada em 1977, a Samarco Mineração, joint venture da Vale e da BHP Brasil, é pioneira no país na lavra de minério de ferro de baixo teor e no transporte da polpa por mineroduto.
A companhia possui duas unidades operacionais: o Complexo de Germano, em Mariana, Minas Gerais; e o Complexo de Ubu, em Anchieta, no Espírito Santo.
Já a Elipse Software atua há 37 anos no mercado de automação industrial e geração, transmissão e distribuição de energia (GTD).
Com sede em Porto Alegre, a empresa conta com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, além de um escritório em Taiwan e parceiros nos Estados Unidos, Alemanha, Índia, Argentina, Chile, Peru, China, Tailândia, Cingapura, Portugal e Vietnã.