
Emilio Botín, presidente do grupo Santander. Foto: flickr.com/photos/nachocubero.
O Grupo Santander anunciou o plano de investir na construção de um novo centro de processamento de dados para o banco, a ser instalado em Campinas até 2014.
Os gastos, segundo afirmou o presidente mundial do grupo, Emilio Botín, fazem parte da estratégia de ampliar a operação do banco Santander no território brasileiro.
O investimento geral que o banco pretende colocar no país chega à ordem de R$ 3 bilhões, entre ampliação do número de escritórios e agências, instalação de terminais de autoatendimento, assim como a construção do novo data center.
O plano do novo centro vem de abril de 2010, e em seu projeto o local abrigará dois data centers. A obra está localizada no parque tecnológico da Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec).
De acordo com o banco, o complexo foi planejado com base nos conceitos de TI verde e promete uma economia de 30% de energia em relação aos tradicionais.
ITAÚ
Outro banco que também realiza investimentos no aprimoramento de sua operação de TI é o Itaú, que iniciou a construção de um novo data center em Mogi Mirim, interior de São Paulo.
O novo CPD da instituição contará com cerca de 830 equipamentos, entre nobreaks, painéis e unidades de distribuição de energia, em um investimento de R$ 2,3 bilhões.
Com área de 800 mil metros quadrados, o novo centro foi desenhado sob conceitos de green IT e só em energia irá gerar economia na casa dos 40%.
O local concentrará o maior data center do banco e aumentar em dez vezes seu potencial de processamento.