
A Santos Brasil opera o Tecon Santos, o maior terminal portuário da América do Sul. Foto: Divulgação
A Santos Brasil, uma das maiores operadoras de contêineres do país, atualizou sua infraestrutura de rede e tecnologia em um projeto de R$ 10 milhões realizado pela integradora 5F Soluções em TI.
No início do projeto, em maio de 2019, foi identificada a necessidade de atualização de todo parque tecnológico da rede LAN (data center e distribuição) e wireless para atender as demandas da empresa e garantir mais segurança.
Além de elevar a performance e nível de serviço, também era preciso automatizar a área de movimentação de contêineres no Porto de Santos.
O projeto envolveu tanto a reestruturação física, do cabeamento estruturado, quanto a substituição dos switches, além da implantação de uma nova rede Wi-Fi administrativa.
“Antes da pandemia, os usuários estavam todos alocados torrencial com o desktop. De lá para cá, começamos a promover esse refresh e fazer a substituição do desktop por notebook devido ao modelo de trabalho híbrido. Isso exigiu um investimento em uma rede wireless”, explica Alex Souza, responsável pela área de infraestrutura tecnológica da Santos Brasil.
A 5F atualizou, então, os equipamentos de rede LAN com a linha Cisco Catalyst 9000, principal plataforma de acesso corporativo, agregação e comutação de núcleo fixa.
Já a rede wireless foi desenhada especificamente para o novo padrão Wi-Fi 6, que possui mais velocidade e capacidade em redes novas e existentes com aplicações da próxima geração.
Com a atualização da infraestrutura de TI, a Santos Brasil prevê sustentar um datacenter de alta performance e uma operação portuária 24/7.
A Santos Brasil foi criada há 26 anos para operar o Tecon Santos, o maior terminal portuário da América do Sul.
Além dele, hoje opera dois terminais de contêineres em Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos.
A empresa tem cerca de um terço do mercado nacional do segmento. Sua receita líquida no terceiro trimestre de 2022 foi de R$ 521,9 milhões, um aumento de 31,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A 5F Soluções em TI foi fundada em 2005 e atua com marcas como Nutanix, Cisco, Honeywell, NetApp, Team Viewer e Veeam.
Entre seus clientes, estão as empresas Bunge, Syngenta, AstraZeneca, Bank of China, BRF e Duratex, além de instituições públicas como a Receita Federal.