AVIAÇÃO

São Roque poderá ter aeroporto comercial

Aeroporto São Paulo Catarina hoje atende apenas aviação executiva na cidade próxima à capital paulista.

20 de janeiro de 2026 - 13:50
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A JHSF, empresa do ramo imobiliário de alto padrão, iniciou tratativas para que o Aeroporto Internacional São Paulo Catarina, de sua propriedade, passe a atender voos comerciais regulares e se torne uma alternativa aos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.

Fundado em 2019 e instalado na cidade de São Roque, a aproximadamente 50 quilômetros da capital paulista, o aeroporto São Paulo Catarina hoje atende exclusivamente a aviação executiva, operando 24 horas por dia.

Sua estrutura conta com uma pista de 2,4 quilômetros, considerada a maior da aviação executiva, 12 hangares, com plano de expansão para 16, pátios e um complexo imobiliário integrado voltado ao público de alta renda, com áreas residenciais, comerciais e de serviços.

Apesar de não se tratar de um processo simples nem rápido, a incorporadora passou a dialogar com interlocutores do governo federal para apresentar o aeroporto como uma alternativa às limitações operacionais decorrentes do alto tráfego aéreo nos dois principais aeroportos da capital paulista.

Estudos realizados por órgãos do governo federal apontam que o tráfego aéreo na Região Metropolitana de São Paulo deve atingir sua capacidade máxima nos próximos anos. 

Congonhas já opera próximo ao limite, sem possibilidade das companhias aéreas adicionarem novas rotas ou frequências.

Segundo o site Bloomberg, o governo retomou estudos para autorizar que aeroportos privados operem voos comerciais, porém diversas discussões ainda precisam ocorrer, desde análises jurídicas até alterações na legislação atual, que impede essa prática.

Para operar voos comerciais, o São Paulo Catarina precisaria passar por reformulações, incluindo a construção de um novo terminal de passageiros e investimentos na pista, algo que já estaria no radar da JHSF.

Fundada em 1972 pelos irmãos Fábio e José Roberto Auriemo, a JHSF é uma empresa brasileira que atua nos setores de shopping centers, incorporação imobiliária, hotelaria e gastronomia.

O foco da empresa está em projetos de alto padrão voltados ao segmento de alta renda no Brasil e no exterior.

Entre seus empreendimentos, estão a Fazenda Boa Vista, condomínio de luxo e clube, o Shopping Cidade Jardim e o Catarina Fashion Outlet, além da propriedade e gestão do Grupo Fasano, presente em cidades como Miami, Londres, Sardegna, Portugal e Punta del Este.