OFERTA

SAP: mais incentivo para o S/4

Multinacional oferece crédito de 50% nas despesas de projetos de upgrade.

30 de janeiro de 2024 - 14:44
"Cliente bonito não paga, mas também não migra". Foto: https://www.flickr.com/photos/ericarigo/

"Cliente bonito não paga, mas também não migra". Foto: https://www.flickr.com/photos/ericarigo/

A SAP turbinou os planos de incentivo para migração para o S/4 Hana, com um novo programa que oferece uma redução de até 50% nas despesas de projetos de upgrade até o final do ano. 

O valor será oferecido na forma de créditos que podem ser aplicados para compensar os custos de manutenção, serviços ou assinatura da nuvem. 

Além do S/4 Hana rodando na nuvem, o incentivo abrange soluções de linha de negócios, entre elas cadeia de suprimentos, recursos humanos, gestão de gastos, CRM, ferramentas de transformação de negócios e plataforma de inovação.

O novo incentivo faz parte do Rise with SAP, um programa lançado pela multinacional há três anos visando acelerar as migrações para o S/4, a última versão do seu ERP lançada ainda em 2015.

“Toda empresa precisa de uma estratégia de negócios que priorize a nuvem. É importante iniciar a jornada de migração e modernização para que seja possível explorar o potencial das mais recentes inovações, entre elas as soluções de Inteligência Artificial e sustentabilidade”, afirma Rodrigo Susaki, vice-presidente de RISE with SAP e SAP S/4 Hana da SAP Brasil.

Infelizmente para a SAP, os clientes tem sido bem mais reticentes sobre o assunto do que a gigante de tecnologia gostaria, se agarrando ao investimento feito nas versões anteriores do ERP rodando on premise. 

De acordo com dados do Gartner divulgados em julho de 2022, 70% dos clientes ainda estavam no ECC, a versão anterior do ERP.

A última movimentação da SAP é bastante atípica dentro da estratégia comercial da multinacional alemã, que raramente (para não dizer nunca) usa tão abertamente incentivos financeiros como parte do seu pitch para qualquer produto.

No Rise with SAP, por exemplo, a ênfase era na garantia da SAP para os projetos de migração dos parceiros. Em algumas versões do S/4 com uma dose maior de pré-configuração, o que impacta muito no tempo de implementação.

Claro que um projeto com garantia da SAP ou mais curto é também mais barato, mas isso fica subentendido. O movimento de oferecer 50% de créditos para uso futuro é bem mais direto.

Quando o incentivo é grande demais, o repórter desconfia. O suporte normal do ECC termina em 2027. A data original, anunciada em 2020, era para 2025, e não parece provável que a SAP dê outra colher de chá.