.jpg?w=730)
Foto: Divulgação
O Grupo Savegnago, dono da rede de supermercados paulista Savegnago, criou a plataforma de educação e treinamento Unisave com a Edusense, edtech especializada em plataformas digitais para treinamento.
Com o desafio de se manter como uma das maiores empresas do setor, o grupo optou por investir em sua expansão por meio da qualificação de seus profissionais. A ideia era engajar seus líderes e o corpo operacional a investir tempo em cursos e treinamentos.
A solução desenvolvida combina Plataforma de Experiência de Aprendizagem (LXP, na sigla em inglês), Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), IA, learning analytics e gestão de habilidades.
Com isso, a plataforma Unisave passou a disponibilizar treinamentos presenciais, formações técnicas e acadêmicas, além de uma biblioteca de cursos digitais disponíveis a qualquer hora e acessados de qualquer dispositivo.
A empresa também criou um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para os líderes, no qual passou a oferecer bolsas de graduação aos profissionais mais engajados, já que 60% deles ainda não possuíam ensino superior.
Segundo o Grupo, 76% dos profissionais aderiram em apenas uma semana no pré-lançamento da plataforma. Mais de 2,5 mil certificados foram emitidos e 82% dos gerentes e diretores concluíram ao menos um curso não obrigatório.
Após três meses de lançamento para todos os níveis e unidades, 71% dos colaboradores acessam a plataforma e 61% concluíram ao menos um curso, superando os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs, na sigla em inglês) iniciais de 40% de adesão.
A empresa afirma que, até o momento, 92% dos colaboradores foram impactados, com a emissão de mais de 50 mil certificados.
Fundado em 1976, na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, o Grupo Savegnago é considerado a maior rede supermercadista do interior paulista e a 16ª maior do Brasil segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A rede está presente em 20 cidades, com mais de 70 unidades e 13 mil colaboradores. O faturamento do grupo em 2024 atingiu o valor de R$ 6,94 bilhões.
Já a Edusense é uma edtech nacional fundada em 2018, especializada em soluções de educação corporativa, com uma plataforma de aprendizagem adaptativa que integra IA, gamificação, social learning, microlearning e mobile learning.
A empresa foi desenvolvida como um braço da Plusoft, uma das principais companhias de tecnologia do país, e hoje figura entre as maiores de capacitação, em parceria com a Alura, Coursera e Carnegie.