
Wagner Santos (Foto: Divulgação)
O Grupo Sifra, uma fintech focada em empréstimos para empresas, contratou soluções de gamificação e social learning da plataforma Edusense, plataforma de aprendizagem digital, para aumentar o engajamento de seus colaboradores e fortalecer seu posicionamento institucional nas redes sociais.
Para atingir esse objetivo, as companhias criaram um projeto para unir competição, aprendizado e comunicação.
A partir dele, surgiram as “Olimpíadas do Conhecimento”, uma competição gamificada voltada para equipes e pensada para incentivar o protagonismo coletivo.
Nesse modelo, os colaboradores e times são premiados não apenas por concluírem trilhas de aprendizagem, mas também por compartilharem suas experiências e conquistas on-line, especialmente no LinkedIn, transformando-os em embaixadores da marca.
“Aproveitamos o momento das Olimpíadas para engajar os times rumo ao aprendizado. A plataforma foi essencial, pois nos permitiu criar uma estratégia de engajamento focada em equipes, premiando com ouro, prata e bronze aquelas que alcançaram os desafios propostos”, comenta Wagner Santos, especialista em desenvolvimento humano organizacional do Grupo Sifra.
Em apenas 10 dias, as publicações no LinkedIn superaram todo o volume registrado anteriormente.
Os certificados emitidos ultrapassaram as expectativas iniciais, evidenciando o aumento do interesse pela aprendizagem formal.
Além disso, houve crescimento contínuo da base ativa de usuários na plataforma, registrando mais de 30% de aumento no número de usuários ativos ao ano.
“Ficamos muito felizes com o resultado. A ferramenta foi essencial para a nossa estratégia de gamificação, pois além de valorizar o desempenho individual e coletivo, trouxe o diferencial do aprendizado pela competição. O acompanhamento em tempo real torna a experiência ainda mais envolvente, permitindo que os participantes definam suas estratégias e se motivem na busca pelo prêmio”, explica Santos.
Fundado em 1993, o Grupo Sifra se especializa na aquisição de recebíveis e na oferta de soluções financeiras para empresas de médio e grande porte em diversos setores da economia.
Com mais de 700 clientes ativos e uma carteira que ultrapassa R$ 2,7 bilhões, o grupo movimenta cerca de R$ 14 bilhões por ano, oferecendo produtos como antecipação de recebíveis, capital de giro, crédito para fornecedores, operações estruturadas e fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs).
Já a Edusense é uma edtech nacional fundada em 2018, especializada em soluções de educação corporativa, com uma plataforma de aprendizagem adaptativa que integra IA, gamificação, social learning, microlearning e mobile learning.
A empresa foi desenvolvida como um braço da Plusoft, uma das principais companhias de tecnologia do país, e hoje figura entre as maiores de capacitação em parcerias com a Alura, Coursera e Carnegie.