
Débora Chagas, durante o lançamento do Sebrae X. Foto: divulgação
O Sebrae-RS acaba de lançar o Sebrae X, uma nova marca com a qual a entidade, conhecida pela sua atuação com pequenas empresas, quer ter também uma atuação relevante dentro do ecossistema de inovação, incluindo inclusive o investimento direto de capital próprio em startups.
A nova movimentação ainda está nos planos e o Sebrae-RS não abre a partir de quando, nem quanto capital pretende investir nessa nova frente. A meta geral é arrojada.
“Queremos consolidar o Sebrae RS como um dos principais líderes da inovação no estado. Vamos ampliar ainda mais nossa atuação na conexão dos principais atores de inovação, pequenas e grandes empresas, investidores e startups, instituições parceiras, governos e iniciativa privada”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy.
A cara para o mercado do Sebrae X será Débora Chagas, que atualmente é coordenadora estadual de startups do Sebrae-RS e a mais de uma década uma interlocutora da entidade junto ao mercado de tecnologia gaúcho.
O Sebrae X foi lançado com barulho no Instituto Caldeira, hub de inovação sediado em Porto Alegre que tem entre seus apoiadores boa parte das maiores empresas do Rio Grande do Sul e é um dos locais mais badalados do ecossistema em Porto Alegre no momento.
O local não foi escolhido por acaso. Está nos planos a criação de um SebraeX Caldeira, um espaço localizado no Instituto Caldeira. O Sebrae X deve ter um programa de fomento à inovação interna nas empresas, o que é justamente um dos propósitos por trás do Caldeira.
Além da intenção de investir diretamente em startups, para a qual ainda está por se ver como funcionará na prática tendo em vista o caráter jurídico do Sebrae, a nova unidade reúne uma série de programas já em funcionamento, alguns deles bem conhecidos.
É o caso do programa StartupRS, que existe desde 2015 e já atendeu mais de 500 startups gaúchas, com o oferecimento de acesso a mentores e contato com potenciais investidores, ou eventos como o Salão de Inovação na Mercopar, o StartupDay e o Insight Sul.
Na frente de capital, o Sebrae-RS já mantém há anos os Editais de Inovação, que seleciona empresas para receber recursos a fundo perdido.