INOVAÇÃO

Sicredi busca soluções com 100 Open Startups

A cooperativa vai utilizar a plataforma para se conectar a empresas e capacitar colaboradores.

26 de maio de 2022 - 15:08
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados, vai se conectar com startups por meio da 100 Open Startups, plataforma que conecta empresas nascentes a grandes companhias.

Através da Plataforma de Conexão da 100 Open, os colaboradores da Sicredi em todo Brasil poderão cadastrar desafios de negócios ou processos para as startups, que poderão realizar a inscrição de soluções. 

No portal também será realizado o fluxo de comunicação entre colaboradores do Sicredi e startups, com o objetivo de conectá-los para feedback, aconselhamento e mentoria durante o processo.

A qualificação dos colaboradores será realizada por meio de uma imersão no programa da 100 Open chamado Programa de Mentoria 100-10-1, que terá duração de um ano e será dividida em três etapas. 

Na primeira, o objetivo é avaliar o potencial de pelo menos 100 startups relevantes para o perfil do colaborador participante. A segunda inclui testar suas habilidades, oferecendo conselhos para aquelas classificadas como de alto potencial. Na terceira, a ideia é desenvolver um relacionamento mais profundo como mentor de startups.

O Sicredi conta com mais de 5,5 milhões de associados em 25 estados e no Distrito Federal, com mais de 2,2 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Em 2021, a instituição registrou crescimento de 36,9% em sua carteira de crédito, totalizando R$ 133,1 bilhões. Deste total, cerca de 35% foi para associados do setor rural, 34% para pessoas jurídicas e 31% para pessoas físicas.

Fundada em 2014, a 100 Open Startups é liderada por Bruno Rondani, Rafael Levy e Carla Colonna, que, juntos, criaram a primeira edição da plataforma de eventos Open Innovation Week (Oiweek), em 2008.

Hoje a plataforma conta com cerca de 13 mil startups, 130 universidades, 3 mil empresas e 3 mil investidores-anjo, com mais de 17 mil negócios registrados entre os participantes, totalizando R$ 1 bilhão em transações desde a sua criação.

Entre as companhias cadastradas, estão Andrade Gutierrez, Atlas Schindleer, Nestlé, Johnson e Johnson, Tivit, Mastercard, Accenture e Ajinomoto.