COOPERATIVA

Sicredi conclui migração para S/4 Hana

Projeto foi realizado pela Delaware com abordagem da SNP Group.

13 de janeiro de 2026 - 17:36
Maurício Serafim, superintendente de controladoria do Sicredi. Foto: divulgação.

Maurício Serafim, superintendente de controladoria do Sicredi. Foto: divulgação.

O Sicredi, cooperativa de crédito gaúcha que hoje é um grande player no segmento financeiro em nível nacional, concluiu a migração do SAP ECC para o S/4 Hana, a última versão do software da SAP rodando na nuvem.

O projeto foi realizado pela Delaware Brasil, uma das principais parceiras da multinacional no país, por meio do Rise with SAP, iniciativa da alemã para acelerar a migração dos clientes para a nuvem.

Cliente do ECC desde 2010, a instituição financeira decidiu fazer a mudança para a nuvem após mais de 10 anos com a abordagem Bluefield, uma estratégia proprietária da SNP Group que combina os métodos Greenfield (novo sistema) e Brownfield (conversão do existente).

“Quando adotamos o software, nossa operação tinha um tamanho ao qual teve boa aderência. No entanto, à medida que fomos crescendo, sendo nossa expectativa atingir 10 milhões de associados ainda este ano, identificamos que era necessário aderir a um ERP robusto que acompanhasse nosso ritmo de escalabilidade e trouxesse eficiência e performance”, explica Maurício Serafim, superintendente de controladoria do Sicredi.

Segundo a instituição, o upgrade já trouxe ganhos como a redução no tempo de transações e a adaptação à Reforma Tributária, que entra em vigor a partir de 2026.

Para o futuro, o Sicredi almeja otimizar ainda mais as operações e avançar no uso da inteligência artificial embarcada na solução, compreendendo melhor processos, e aprofundar o uso de outras funcionalidades do S/4 Hana. 

A ideia também é adotar soluções como o Business Technology Platform (BTP) e o Business Data Cloud, também da alemã.

“Essa migração nos conecta com o crescimento da instituição, o que nos dá margem para olharmos para novas integrações e aprimorar nossos processos administrativos. Para nós, o SAP S/4 Hana significa transformação e evolução, sendo esses pilares indispensáveis para atingirmos o nosso objetivo de pintar o Brasil de verde”, completa Serafim.

Com mais de 120 anos de atuação, o Sicredi conta com 9 milhões de associados, cerca de 40 mil profissionais e 3 mil agências em mais de 2,1 mil municípios de todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

O SNP Group é uma multinacional alemã líder mundial em soluções de software para processos de transformação digital e migração de dados, especialmente no ecossistema SAP.

Em 2024, a empresa faturou € 254,8 milhões, alta de 25% em relação ao ano anterior. Com aproximadamente 1,6 mil colaboradores, a companhia atende mais de 3 mil clientes e está presente em 23 países com mais de 35 escritórios. No Brasil, tem sede em São Paulo.

A Delaware conta com 20 anos de experiência em implementações SAP em diversos setores. Com presença em mais de 19 países e sede na Bélgica, a consultoria soma mais de 4,5  mil profissionais. No Brasil, conta com cerca de 350 colaboradores para atender clientes como Lupo, Assaí e LVMH Beauty.