NUVEM

Sírio-Libanês: hiperconvergência com Nutanix

Projeto implementado pela Add Value diminuiu em 90% na quantidade de chamados para incidentes.

19 de junho de 2024 - 10:34
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Sírio-Libanês adotou as soluções de hiperconvergência da Nutanix, especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, em um projeto implementado pela Add Value, integradora especializada em tecnologias de nuvem e virtualização.

Para suportar suas operações, o hospital necessitava de uma infraestrutura com maior capacidade e eficiência para atender mais de 100 mil pacientes por ano.

Ao todo, foram adotados 38 nós que rodam todos os serviços de missão crítica da instituição em tempo integral.

Com a implantação, o hospital duplicou sua capacidade de processamento e passou a utilizar 80% menos espaço, sem necessidade de ampliar a equipe e reduzindo custos com energia e infraestrutura física em 70%.

“Juntamente com o ambiente hospedado em cloud, a resiliência da hiperconvergência da Nutanix está presente no hospital, suportando, inclusive, o barramento de integrações. Tudo está contido nessa espinha dorsal que criamos junto à solução. A ferramenta funciona como um serviço verdadeiramente estruturante, sendo um fiel da balança para todas as outras aplicações, mesmo aquelas não hospedadas nela”, afirma Milena Milei, gerente de infraestrutura e serviços de TI do Hospital Sírio Libanês.

Além disso, o hospital passou a usufruir de um ambiente automatizado, com mais de 400 servidores virtuais, possibilitando que a infraestrutura rode todas as aplicações essenciais de forma segura. 

“A solução tem um custo-benefício agressivo em relação ao mercado e toda a implementação foi feita sem nenhum trauma, inclusive na migração, com todo suporte da Add Value durante o processo. Hoje temos um ambiente muito mais resiliente, onde conseguimos produzir mais gastando menos, ocupando pouco espaço e de gestão simplificada”, explica Thiago Ferreira, coordenador de infraestrutura e serviços em TI no Hospital Sírio-Libanês.

O time de TI do Sírio-Libanês ainda relata que até mesmo o backup se tornou mais simples e com menos latência, mesmo diante do grande volume de dados. 

O reestabelecimento dos serviços também se tornou mais rápido e o hospital passou a contar com maior estabilidade em todo o ecossistema.

Como resultado, o Sírio-Libanês experimentou uma diminuição de 90% na quantidade de chamados para incidentes e os cumprimentos de metas de disponibilidade chegaram a 99,96%, além do aumento da confiança do ambiente para com os líderes e diretoria.

Criado em 1921, o Hospital Sírio-Libanês atende anualmente mais de 100 mil pacientes​ em 60 especialidades em suas 10 unidades localizadas em São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Com 21 anos no mercado brasileiro e latino-americano, a Add Value atua com soluções de cloud, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização.

O portfólio da empresa tem destaque para alianças com fabricantes como: Citrix, Nutanix, Akamai, Palo Alto Networks, Darktrace, Qualys, Proofpoint, Commvault e Beyond Trust.

Fundada em 2009, a americana Nutanix é especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud. Listada na Nasdaq, a empresa tem cerca de 6,1 mil funcionários.