INDUSTRIAL

SPS Group compra PlantScanner

Expectativa com aquisição é aumentar o faturamento do grupo em 4% neste ano.

11 de janeiro de 2024 - 15:40
Milton Ribeiro (Foto: Divulgação)

Milton Ribeiro (Foto: Divulgação)

A SPS Group, uma das maiores parceiras da SAP no Brasil, adquiriu a PlantScanner, empresa mineira especializada em softwares industriais.

O valor e os termos da transação não foram divulgados pela companhia.

Fundada em 2018, a PlantScanner tem sede em Belo Horizonte e fornece uma plataforma de manufatura baseada em princípios do Toyota Production System, voltada para o gerenciamento das atividades fabris.

Por meio de formulários inteligentes, a plataforma possibilita a captura de dados antes, durante e depois da produção ser finalizada, gerando análises que prometem ajudar a evitar desperdícios e a trazer mais produtividade para empresas.

Quando adotada, a ferramenta dá acesso a uma gestão embarcada no sistema de execução de manufatura (MES, na sigla em inglês), responsável por gerenciar os processos produtivos no chão de fábrica.

Segundo a empresa, a plataforma pode ser conectada a qualquer sistema de gestão integrado (ERP, na sigla em inglês) de mercado, com ampla aderência às soluções da SAP. 

A lista de clientes da PlantScanner inclui Oswaldo Cruz Química, Fras-Le, Wabtec Corporation e A&S Technologies.

Luis Bezerra, cofundador da empresa, tem experiência na GE. De 2016 a 2017, atuou na GE Renewable Energy como especialista em fulfillment e logística e líder Lean. Já de 2017 a 2018, atuou na GE Power como supervisor de produção.

O executivo também possui uma graduação sanduíche na Universidade Federal de Minas Gerais e na University of Brighton, onde estudou engenharia elétrica e atuou como estagiário de pesquisa da Vetronics Research Centre.

A compra da empresa traz 20 novos clientes para a SPS Group e representará, em 2024, um aumento de 4% no faturamento do grupo. A projeção é que, em dois anos, a companhia cresça 450% nas operações com a plataforma da PlantScanner.

“A aquisição veio ao encontro do objetivo de expandir nossa atuação e prestação de serviços para a indústria, com foco em possibilitar o seu avanço e crescimento. Por meio dessa ferramenta, queremos levar mais acesso à inovação e tecnologia, ajudando o segmento como um todo a expandir o seu protagonismo”, declara Milton Ribeiro, co-CEO da SPS Group.

Até o fim deste ano, a empresa espera atrair mais 35 clientes para a solução adquirida. 

Fundada em 2012, a SPS tem 146 funcionários e mais de 160 clientes em território nacional e internacional.

Sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a empresa conta com unidades em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina (PR), Caxias do Sul (RS) e Manaus.

A SPS também tem parceiros implementadores em Porto Alegre, Joinville (SC) e Campo Grande.