
Rodrigo Helcer, co-fundador da Stilingue. Foto: Divulgação.
Foi fundada recentemente, a partir de um aporte da Play Intellectial Capital, a Stilingue. A empresa oferece uma tecnologia de inteligência artificial em interpretação de textos e imagens.
Nascida em Ouro Preto, a companhia coleta, interpreta e resume, em tempo real, mais de 1,1 mil veículos de notícias (incluindo comentários), 100 mil blogs, fóruns, sites de reviews de produtos, redes sociais e até mesmo dados de pesquisas internas de uma organização.
“Encontrar pesquisas de baixo investimento e rápido feedback e descobrir como os influenciadores digitais direcionam consumidores na internet são dois pontos de partida importantes para alavancar vendas por mídias com um bom custo benefício”, comenta Rodrigo Helcer, co-fundador da Stilingue.
O grande diferencial dos produtos da Stilingue é o foco no idioma e contexto brasileiro. Segundo a empresa, as soluções atuais que coletam dados na internet realizam buscas simples por palavras-chave, sem considerar sintaxe e aspectos semânticos da língua.
Com a plataforma da Stilingue, é possível interpretar e resumir automaticamente os textos, sugerindo como resultado recomendações sobre quais tópicos estão em destaque.
“Nossa tecnologia foi pensada e educada especialmente para o português brasileiro. Isso faz com que o Stilingue entenda nossa língua e cultura, apontando o ‘o quê’, ‘quem’ e ‘onde’ estão as conversas sobre um tema estratégico para nossos clientes” explica Milton Stiilpen Jr., sócio responsável pela tecnologia.
Além da inteligência artificial voltada ao português, o software também inclui um ranking de influenciadores que analisa mais do que métricas de seguidores e likes. Para isso, a Stilingue analisa e interpreta cada texto publicado e prioriza quem corresponde mais com o tema de interesse dos clientes.
“Muitas vezes, vemos que celebridades e famosos não tem afinidade com o assunto desejado por nossos clientes e, por isso, não deveriam ocupar os primeiros lugares no ranking. Isso é levado em conta no nosso software, que lê os textos e dá notas para a afinidade por tópico”, ressalta Helcer.
O uso da tecnologia Stilingue está disponível em três formatos: aluguel de software; contratação de pesquisas e relatórios sob medida; e plug-ins para desenvolvedores que desejem embarcar a inteligência artificial em seus aplicativos.
No momento, marcas como Vigor, FutureBrand, empresas de relações públicas, institutos de pesquisa e aplicativos utilizam a ferramenta. A empresa espera conquistar 12 clientes em 2016.