X9

Teams vai entregar onde você está

Sistema vai controlar onde o funcionário trabalha com base no Wifi.

30 de outubro de 2025 - 09:03
Microsoft Teams is watching you. Foto: Depositphotos.

Microsoft Teams is watching you. Foto: Depositphotos.

O Microsoft Teams vai estrear em dezembro uma espécie de módulo X9: a suíte de produtividade vai revelar para as empresas de onde os funcionários trabalham, com base na rede de WiFi que eles estão usando. 

Se uma empresa possuir uma divisão de redes Wi-Fi em vários departamentos ou andares, o Teams sinalizará o local exato do paradeiro do funcionário. O mesmo ocorrerá caso o usuário esteja trabalhando de casa ou de outro local fora da empresa.

A Microsoft informa que a nova funcionalidade facilitará o controle de presença das empresas que utilizam a solução como escritório virtual.

O recurso virá desativado, mas a organização que possuir a ferramenta será responsável por decidir quais administradores poderão habilitar a função.

A empresa não informou como funcionará a política de privacidade do recurso nem se haverá controle sobre o compartilhamento de dados pelo usuário.

Especialistas em gestão alertam que a medida pode gerar desconforto ao expor preferências individuais de trabalho e padrões de deslocamento sem consentimento explícito.

“Políticas claras de autonomia, metas compartilhadas e feedback contínuo ajudam a equilibrar liberdade e responsabilidade. O que realmente engaja é a certeza de que cada escolha de onde e como trabalhar é respeitada, enquanto a empresa mede impacto e resultado”, Andre Purri, CEO da HRtech Alymente.

A atualização será disponibilizada para alguns usuários no mês de dezembro e, na sequência, sem data exata definida, estará disponível globalmente.

A princípio, os usuários do Windows e do macOS receberão o primeiro update. Não há previsão de atualização para versões em smartphones com sistema operacional iOS e Android.