
Campus da PUC-RS. Foto: Giordano Toldo/PUCRS
A Chaevi, fabricante sul-coreana de estações de recarga para veículos elétricos, abriu uma operação no Brasil, localizada no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre.
A empresa está tateando o terreno no Brasil, com foco em desenvolver relações com novos parceiros e clientes no país, usando para isso a estrutura do Tecnopuc (é o que o pessoal do meio chama de soft landing).
O movimento foi incentivado pelo Labelo, complexo de laboratórios especializados em eletroeletrônica da PUC-RS, e pelo Plug Future Mobility, um hub do Tecnopuc voltado para o fomento de soluções para novos modelos de mobilidade.
A universidade tem buscado se envolver mais nesse mercado, diante do crescimento constante do segmento de mobilidade elétrica: de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), entre janeiro e outubro deste ano, 114 modelos de veículos eletrificados foram emplacados no país.
Nesse contexto, a PUC-RS teve ações para se conectar com ecossistemas de inovação nacionais e internacionais e promover pesquisas e mobilização em universidades.
Além disso, a instituição acadêmica criou o E-mobility, um laboratório para testes de segurança e desempenho de baterias, sendo atualmente implementado no campus.
Ao final de novembro, uma reunião com representantes do poder público, empresas e especialistas para debater as primeiras políticas públicas para carros elétricos no Rio Grande do Sul também foi realizada na universidade.
E, para celebrar a chegada da Chaevi, a PUC-RS instalou duas estações de carga da fabricante sul-coreana em seu campus.
O Tecnopuc abriga mais de 170 organizações, somando mais de 6,2 mil postos de trabalho. Entre as empresas instaladas estão companhias de tecnologia, como Thoughtworks, HPE e Oracle e também centros focados no assunto de grandes organizações como Sicredi, Globo.com e Marcopolo.
O parque conta com uma boa representação de entidades, incluindo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Assespro-RS, Junior Achievement e PMI-RS.
Já a Chaevi, criada em 2016, fornece uma solução integrada, desde a fabricação de carregadores de veículos elétricos até a instalação, gerenciamento, operação e serviço de pagamento.
Até o momento, a empresa já desenvolveu cerca de 80 grupos de produtos com tecnologia própria, desde carregadores lentos de 7kW até carregadores rápidos de 50kW, 100kW, 200kW e carregadores ultrarrápidos de 400kW, e fornece serviços de carregamento personalizados para automóveis de passageiros, veículos comerciais, ônibus, entre outros.
No final de 2021, cerca de 25 mil carregadores foram instalados na Coréia, principalmente carregadores rápidos públicos, e 4 mil deles são operados diretamente.