AUTO

99 reúne empresas em prol dos carros elétricos

Nomes como Caoa Chery e Ipiranga estão na Aliança pela Mobilidade Sustentável.

26 de abril de 2022 - 12:24
A principal meta do grupo é ampliar a participação de carros elétricos no mercado brasileiro. Foto: Pexels

A principal meta do grupo é ampliar a participação de carros elétricos no mercado brasileiro. Foto: Pexels

A 99 e outras sete empresas acabam de lançar a chamada Aliança pela Mobilidade Sustentável, uma coalizão com o objetivo de aumentar a participação de carros elétricos no Brasil.

Além do aplicativo de transporte, o grupo conta com as marcas Caoa Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Unidas, Tupinambá Energia e Zletric. 

Segundo a aliança, a ideia é conciliar vários pontos da indústria, como aplicativos de transporte e montadoras, para impulsionar a expansão dos veículos elétricos no país. 

Além de estimular a produção e adoção dos veículos, o objetivo é estabelecer a infraestrutura necessária para garantir a sua recarga sem dificuldades.

“A Aliança traz o melhor cenário, com os carros elétricos vindo ao mesmo tempo que a infraestrutura”, resumiu Davi Bertoncello, sócio da Tupinambá Energia, instaladora de estação de recarga para veículos elétricos, ao portal NeoFeed.

A principal meta do grupo é ampliar a participação de carros elétricos de 2% para 10% do mercado brasileiro até 2025, bem como saltar de 1,5 mil para 10 mil estações públicas de carregamento no mesmo período.

“No Brasil, assim como em outros países, o carro elétrico ficou e ainda é bastante voltado para o mercado premium. A iniciativa instiga as montadoras a também olharem os carros utilitários e mais baratos, tendo um potencial enorme de acelerar o mercado de eletrificação”, comenta Bertoncello.

De acordo com o executivo, o objetivo é atrair cada vez mais parceiros ao longo do tempo, incluindo também o governo, a academia e os consumidores.

No projeto, a 99 pretende utilizar seus cerca de 750 mil motoristas para fornecer escala, estimulando a demanda pelos veículos e negociando melhores custos de produção e condições de aluguel.

O objetivo do aplicativo é ter uma frota com 100% de carros elétricos até 2030.

Segundo a empresa, a criação da Aliança vem de uma experiência da Didi Chuxing, sua controladora, na China. 

Lá, a companhia possui uma associação semelhante, sendo parceira em mais de 30% das estações de carregamento públicas e incentivando o uso dos veículos entre os motoristas de suas plataformas.