CONSTRUÇÃO

Tenda: apps para se aproximar dos clientes

Construtora acaba de triplicar seu orçamento para transformação digital em 2020.

30 de janeiro de 2020 - 16:40
Prédios da Tenda em Salvador, na Bahia. Foto: Divulgação.

Prédios da Tenda em Salvador, na Bahia. Foto: Divulgação.

A Tenda está apostando em aplicativos para aumentar sua proximidade com quem já comprou ou pode comprar imóveis da construtora, uma das maiores em atividade no país.

Um app é focado em vendas, e permite que os clientes façam simulações de compra, tenham acesso a conteúdo do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), e possam agendar uma visita a uma loja ou conhecer mais sobre um determinado empreendimento.

Para os clientes que já adquiriram uma unidade, a construtora lançou um outro aplicativo, pelo qual é possível solicitar todos os serviços financeiros, acompanhar o andamento da obra, abrir chamados ou ocorrências e atualizar dados cadastrais, entre outras funcionalidades.

Os apps funcionam integrados ao sistema de relacionamento com clientes da Tenda, desenvolvido internamente pela empresa.

“Os resultados das primeiras iniciativas são surpreendentes e confirmam nossa crença na estratégia digital como um dos pilares de diferenciação nos próximos anos”, explica Luis Martini, diretor executivo de Marketing e Tecnologia da Tenda.

Martini destaca que 60% dos clientes que estão no 1º ano após a compra já utilizam o aplicativo de relacionamento mensalmente. A Tenda já entregou mais de 100 mil imóveis, todos usuários potenciais do app.

Para as empresas parceiras de vendas, a Tenda lançou também uma ferramenta digital pela qual os parceiros têm, em tempo real, todas as informações relacionadas à disponibilidade das unidades e podem executar simulações de financiamento, reservar unidades e gerenciar toda a documentação do processo de forma online.

“Em apenas 6 meses de uso, tivemos um crescimento de 74% na base de empresas parceiras cadastradas, com evolução expressiva de 116% no volume de processos enviados para análise de crédito e aumento de 52% na produtividade média das imobiliárias”, destaca Fabricio Arrivabene, diretor executivo de Vendas da Tenda.

Os lançamentos fazem parte de uma movimentação mais ampla, que a Tenda chama de “jornada de transformação digital” e envolveu a criação de times de desenvolvimento de produtos digitais usando métodos ágeis e técnicas de growth hacking.

O orçamento para esse tipo de iniciativas no ano passado foi de R$ 3 milhões, valor que deve ser triplicado em 2020.

Segundo Martini, esse investimento reforçado permitirá o desenvolvimento de novos produtos inovadores, com maior integração de serviços em todas as etapas da jornada do cliente. 

Para 2020, a empresa priorizou duas grandes frentes: experiência dos clientes e produtividade.

A primeira deve trazer, por exemplo, o novo programa de indicação (Member Get Member) da empresa, com diversos benefícios para os clientes ativos. 

Já a segunda focará em iniciativas de treinamento e capacitação para a força de vendas e na construção de um datalake corporativo, com informações integradas, centralizadas e disponíveis a qualquer momento.

No acumulado de 2018, as vendas líquidas da Tenda atingiram R$ 1,85 bilhão, o que representa um crescimento de 20,1% em relação ao ano de 2017.