por Dell
FUTURO

Ter a Dell como parceira abre portas

Entrar no programa Dell Expert Network foi o primeiro passo do consultor Davi Leal ao empreender.

14 de outubro de 2025 - 10:19
Davi Leal, consultor Dell. Foto: divulgação.

Davi Leal, consultor Dell. Foto: divulgação.

“A Dell Technologies é uma parceira que abre muitas portas, preciso entrar no programa de relacionamento Dell Expert Network”. Foi esse o primeiro pensamento de Davi Leal, consultor de TI sergipano, quando decidiu fundar a empresa Potencial TI.

Leal já conhecia o programa de relacionamento da Dell voltado para profissionais de TI por meio de palestras e cursos que destacavam o suporte da multinacional. Assim, quando chegou o momento de empreender, não teve dúvidas sobre qual caminho seguir.

“É certo que você, como consultor novo, precisa participar. No início, você pode achar que é difícil vender, pontuar, ter crédito para acessar os benefícios que o programa dá. Mas se você aderir ao programa, as vendas sairão com muito mais facilidade e não vai ter concorrência por causa da personalização que a gente consegue fazer com o fabricante”, destaca Leal.

No começo, as vendas da empresa de Leal foram tímidas. Porém, ele realizou cerca de 35 treinamentos do Dell Expert Network, e os resultados cresceram de forma consistente.

“Os treinamentos oferecem para a gente uma visão técnica de venda desses equipamentos para podermos indicar o produto ideal para cada cliente. Isso nos ajuda muito a entregar um norte e, muitas vezes, até fazer um comparativo com outras marcas para o cliente pensar melhor e pegar um equipamento que vá atender a sua necessidade”, conta Leal.

Com o tempo, a Potencial TI evoluiu e passou a atuar como Provedora de Serviços Gerenciados ou Managed Service Provider (MSP), em inglês. Hoje, além da revenda de equipamentos, a empresa também oferece gerenciamento de redes e soluções de cibersegurança para clientes corporativos.

“Quando eu preciso de equipamentos para os meus clientes, eu tenho contato direto com alguém que vai me ajudar ou alguém que vai indicar quem me ajude dentro da Dell, seja um técnico mais especializado em servidores, em suítes ou em notebooks”, acrescenta Leal.

Em maio deste ano, o empreendedor contratou seu primeiro funcionário, responsável pelo atendimento técnico da startup Quero Delivery. A empresa, que conta com 180 usuários, tornou-se o maior cliente da Potencial TI - uma prospecção viabilizada pelo programa Dell Expert Network. A carteira de clientes da Potencial TI também inclui cartórios - o maior com 60 dispositivos - e lojas de materiais de construção.

Sediado em Lagarto, a 75 km de Aracaju, Leal hoje atende empresas em todo o estado de Sergipe e também fora dele, com capacidade de prestar serviços em qualquer região do país. “Você tem que persistir e insistir, que o programa da Dell vai ajudar. Ele não tem outro objetivo a não ser ajudar o consultor a crescer como eu cresci de 2018 para cá, tendo a Dell como parceira, tendo o todos os gerentes que já passaram me ajudando”, aconselha Leal.

Segundo o consultor, a marca Dell abre portas para novas oportunidades. Muitas vezes, um cliente procura apenas por um notebook específico e, a partir desse interesse, é possível apresentar soluções adicionais, como antivírus, backup ou até mesmo um equipamento mais robusto: “Para equipamentos, a gente recomenda sempre a Dell, até porque nenhum outro fabricante tem um programa tão bacana e tão difundido. Na Dell, eu estou em contato direto com a fábrica, eu consigo personalizar, ter mais possibilidades. Nos outros fabricantes, eu tenho que estar em contato com o distribuidor, que entrega só o que está no estoque dele. Então a Dell tem esse diferencial que é muito bom pra gente”, elogia Leal.

Para o futuro, o consultor projeta que a sua empresa se consolide como uma MSP de referência em Sergipe e, futuramente, em todo o Brasil. O objetivo é ampliar a base de clientes e oferecer um portfólio cada vez mais completo de serviços gerenciados de TI e, tudo isso, contando com o auxílio do programa de relacionamento Dell Expert Network.