ELÉTRICOS

Tesla chega à América do Sul

Primeiro país escolhido para abertura de loja foi o Chile.

24 de janeiro de 2024 - 12:30
Santiago foi a cidade escolhida pela norte-americana. Foto: Depositphotos

Santiago foi a cidade escolhida pela norte-americana. Foto: Depositphotos

A Tesla, montadora de veículos elétricos dirigida por Elon Musk, anunciou a abertura da primeira loja da marca na América do Sul ainda neste mês. A cidade escolhida foi Santiago, no Chile.

Em uma pesquisa rápida no LinkedIn, é possível descobrir que Agustin Amoretti, ex-Bärtho Group, foi contratado como general manager da Tesla no país. O executivo tem passagens pela McKinsey & Company, Crypto, Danone e Shell.

No LinkedIn da fabricante, três vagas para a Tesla no Chile permanecem em aberto: conselheiro Tesla, técnico de serviço e gerente de contas de canal e armazenamento de energia C&I.

Segundo a Bloomberg Línea, a Tesla Chile poderá ir além das vendas e realizar atividades como a fabricação de carros, além daquelas relacionadas à “geração de energia e eletricidade”. 

Curiosamente, o país já possui uma unidade da fabricante chinesa BYD, competidora que já havia lançado no ano passado o sedan Seal em Santiago como parte de sua expansão para a América Latina.

A chinesa também tem planos para instalar uma fábrica de cátodos no Chile.

No quarto trimestre de 2023, a BYD assumiu a liderança na produção mundial de veículos elétricos, ultrapassando a Tesla. 

A chinesa registrou recorde de entrega de 526 mil carros. Já a norte-americana entregou 484 mil carros, acima dos 473 mil previstos para o período, mas ainda mais de 50 mil abaixo dos chineses.

Fundada em 2003, a Tesla fabrica seis modelos de carros elétricos em fábricas nos Estados Unidos, China e Alemanha. Atualmente, conta com mais de 110 mil funcionários globalmente.