JUSTIÇA

TJTO “alfabetiza” servidores em dados

A formação com a iMaps incluiu 60 funcionários do Tribunal.

14 de julho de 2022 - 16:40
O curso ofereceu 30 horas-aula para 50 pessoas (Foto: Pexels)

O curso ofereceu 30 horas-aula para 50 pessoas (Foto: Pexels)

O Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO) contratou a iMaps, empresa do mercado de software de analytics, para realizar um programa customizado remoto de alfabetização de dados para seus funcionários.

Finalizado em junho, o curso ofereceu 30 horas-aula para 40 servidores, 10 magistrados, cinco estagiários e cinco colaboradores credenciados do Poder Judiciário do estado.

O objetivo foi oferecer entendimento sobre a cultura analítica, bem como as fases e importância dos dados em instituições e na vida pessoal de cada um.

A formação tratou os quatro pilares da alfabetização conforme o Massachusetts Institute of Technology: leitura, trabalho, análise e comunicação com dados.

“Os avanços tecnológicos são constantes, mas muitas vezes não exploramos o potencial máximo de sistemas e ferramentas por desconhecimento. A alfabetização de dados de magistrados e servidores com certeza promoverá um melhor uso das novas tecnologias”, afirma a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-geral da Justiça.

O Tribunal afirma ser o primeiro do país a investir em um programa deste gênero para profissionais da área de negócios.

Fundado em 2009, o iMaps Data Group tem sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e é uma das maiores parceiras da Toccato, uma das três distribuidoras da Qlik no Brasil.